4º Encontro da Mulher da CTB reúne classistas de toda a Bahia

Geral CTB Geral 11/05/2015

 

Lideranças sindicais classistas de todo o estado participaram do 4º Encontro da Mulher Trabalhadora da CTB Bahia, realizado no fim de semana (8 e 9/5), em Salvador. Foram dois dias de intensos debates sobre reforma política, democracia empoderamento e movimento sindical, tendo como foco a ampliação da participação feminina nos espaços decisórios. O impacto da terceirização para as mulheres também fez parte das discussões.

 “O Encontro foi muito positivo, pois mostrou debates muito proveitosos sobre questões que temos que enfrentar no nosso dia. Avançamos também na compreensão  sobre a importância da participação dos homens na luta pela igualdade de direitos das mulheres. É cada vez mais forte a percepção que esta igualdade só será conquistada com a união de forças de homens e mulheres empenhados nesta busca”, avaliou a secretária de Mulher da CTB Bahia, Marilene Betros.

Entre os saldos positivos do evento, destaca-se ainda  a criação de um Coletivo de Mulheres Classistas, que vai atuar junto aos sindicatos para a criação de secretarias de  gênero dotadas de orçamento, bem como o fortalecimento das existentes com mais recursos para um funcionamento mais proativo junto às suas bases e ao movimento de defesa dos direitos da mulher.

Os participantes elegeram também as delegadas e os delegados da Bahia para o 2º Encontro Nacional de Mulheres Trabalhadoras da CTB, que acontece entre os dias 22 e 24 de maio, em Brasília.  “Nos encontros estaduais estamos discutindo a ampliação da participação das mulheres nas direções dos sindicatos e nos espaços de decisões políticas deste país, pois não poderemos fazer modificações se as mulheres não participarem da política. O que está acontecendo no Congresso Nacional é fruto da baixa representação das mulheres, dos trabalhadores e dos grupos mais pobres da população. Então, os empresários, latifundiários e os mais ricos estão lá ameaçando retirar os diretos e avanços dos últimos anos. Precisamos aumentar a participação da  maioria da população, pois os sindicatos e centrais sindicais sozinhos não poderão fazer estas mudanças de fundo que o país precisa”, acrescentou Ivânia Pereira, secretária Nacional de Mulher da CTB.   

Moção de repúdio

O 4º Encontro da Mulher Trabalhadora da CTB Bahia aprovou também uma moção de repúdio contra os deputados federais Roberto Freire (PPS-PE) e Alberto Fraga (DEM-DF), que  agrediram física e verbalmente a líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), em sessão da Câmara dos Deputados na semana passada.

“Não podemos aceitar mais este ato de violência e preconceito contra o direito da mulher escolher seus caminhos e campos de atuação. A agressão não foi apenas contra a Jandira, mas contra todas as mulheres”, defendeu Marilene Betros.