Debate sobre a Venezuela fecha o segundo dia do 4° Encontro de Blogueiros

Geral CTB Geral 17/05/2014

O sábado (17/5) foi um dia movimentado para os participantes do 4º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais, que acontece em São Paulo.  O segundo dia do evento foi encerrado com um debate sobre a mídia e a Venezuela, assunto abordado sobre diversos aspectos pelo jornalista Breno Altman, o dirigente do MST João Pedro Stédille e o professor da Universidade do ABC Igor Fuser.

Em exposições inspiradas, os palestrantes traçaram um cronograma dos acontecimentos que levaram à eleição do presidente Hugo Chávez em 1998, à tentativa de golpe orquestrada pela mídia venezuelana em 2002 e ao fortalecimento do governo, alicerçado pelo apoio popular e por uma rede alternativa de comunicação comunitária. Segundo o jornalista Breno Altman foi essa rede, fortalecida silenciosamente pelo governo, que conseguiu mobilizar a população para evitar a deposição de Chávez e exigir sua volta ao governo. “O papel da comunicação foi fundamental para os dois lados. Tanto para a direita, através da grande mídia que articulou o golpe, quanto para os chavistas, que se apoiaram nos meios de comunicação alternativa para permanecer no poder”, acrescentou Altman.

O professor Igor Fuser lembrou que os grandes grupos de comunicação tentam influenciar os rumos políticos e econômicos não apenas na Venezuela, mas em outros países da América Latina, por medo de que o sucesso de um governo progressista em um deles possa inspirar os demais a seguir o mesmo caminho. Para Fuser, o que existe é uma campanha sistemática da velha mídia para mostrar um clima de instabilidade na Venezuela, país latino americano com maiores avanços na área social nos últimos anos.

Já Stédille afirmou que a oposição venezuelana tem muita dificuldade de derrubar o governo chavista de Nicolás Maduro e chegar ao poder, porque o chavismo tem sua maior força nos militantes e nos pobres, que representam cerca de 80% da força real de mobilização na Venezuela.

Além do painel sobre a Venezuela, o sábado contou com um rico debate sobre a juventude e a força das novas mídias, com exposições de Pablo Capilé, do Blog Fora do Eixo; Beá Tibiriçá, do Coletivo Digital, e Renato Rovai, da revista Fórum. A parte da tarde foi dedicada à troca de experiências entre os participantes, que também puderam apresentar propostas para fortalecer o movimento pela democratização da comunicação.

O Encontro prossegue neste domingo com a aprovação da Carta de São Paulo, a escolha do local do próximo encontro nacional e apresentação da nova Comissão Organizadora do evento.