4° Blogprog debate a luta pela democratização da comunicação

Geral CTB Geral 16/05/2014

A luta pela democratização da comunicação no Brasil foi o tema da mesa que encerrou o primeiro dia do 4º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais, que começou nesta sexta-feira (16/5) e prossegue até domingo, em São Paulo. O debate foi pautado pelas intervenções do professor da USP Laurindo Lalo Leal Filho, da deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE) e Renata Mielle, secretária Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC.

Durante todo o debate, os palestrantes demonstraram através de dados a concentração dos meios de comunicação no Brasil, os recursos que estes meios movimentam e como os grandes grupos midiáticos atuam para impedir o debate sobre a regulação do setor e qualquer outra forma de aumentar a pluralidade de vozes no Brasil. A deputada Luciana Santos exemplificou o poder das grandes empresas de comunicação, relatando a dificuldade encontrada para aprovação de um projeto de lei que trata do financiamento para as mídias alternativas na Comissão de Tecnologia da Câmara Federal.

Foi para vencer esta barreira que o FNDC construiu um projeto de lei de iniciativa popular, que visa uma regulação dos meios para evitar o monopólio, a concessão de veículos de comunicação para políticos e religiões, além da regionalização da programação. Renata Mielle conclamou os participantes do encontro a se engajar na campanha para a coleta das assinaturas necessárias para a apresentação do projeto, 1,5 milhões de assinaturas, além de promover um amplo debate com a sociedade sobre a importância da comunicação como um direito de todos.

A tarde contou também com um painel de debate sobre a situação da mídia na América Latina, com exposições de representantes do Equador, Argentina e Cuba. Nesta mesa também ficou evidente o atraso do Brasil em relação aos vizinhos, que já têm legislação específica para o setor de comunicação.