Caminhada lembra vítimas de acidentes de trabalho

Geral CTB Geral 28/04/2015

Trabalhadores de diversas categorias fizeram uma caminhada na manhã desta terça-feira (28/4) para homenagear as vítimas de acidente de trabalho e de doenças ocupacionais. O ato é parte de um movimento internacional por mais segurança e saúde nos locais de trabalho. A campanha se faz ainda mais importante no Brasil, que é o quarto país do mundo em número de vítimas deste tipo de acidente.

Segundo dados do INSS, apenas em 2013, os acidentes nos locais de trabalho mataram 2.797 trabalhadores, além de incapacitar de forma permanente outros 14.837 brasileiros. Os grupos mais vulneráveis são: motoristas, agentes de segurança, trabalhadores da construção civil e trabalhadores rurais.

“O ato de hoje tem o objetivo de alertar a sociedade sobre o grande número de mortes, mutilações e doenças no trabalho. Isso se torna ainda mais importante neste momento, em que a Câmara dos Deputados aprovou o PL 4.333, que amplia a terceirização e precariza ainda mais as relações de trabalho”, lembrou Francisco Silva, dirigente da Fetim e da CTB Bahia.

A preocupação do dirigente classista tem como base dados do Dieese,  segundo os quais os riscos de um empregado terceirizado morrer de acidente de trabalho é 5,5 vezes maior do que nos demais segmentos produtivos.