Ex-presidente Lula participa do 4º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais

Geral CTB Geral 16/05/2014

A palestra do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi o ponto alto do primeiro turno do 4º Encontro de Blogueir@s e Ativistas Digitais iniciado na manhã desta sexta-feira (16/5), em São Paulo. O evento reúne mais de 500 ativistas digitais de todo o país para debater formas de furar o bloqueio da grande mídia e promover a democratização da comunicação no país.

Em sua exposição, Lula falou dos avanços alcançados pelo Brasil nos últimos 11 anos e da forma como isto é desconsiderado pela grande mídia, que prefere insistir no discurso de crise e instabilidade econômica, mesmo diante de dados que mostram que o país está bem. O ex-presidente comparou a situação do Brasil com a dos outros países do G20, mostrando que o país foi o último a entrar na crise econômica e o primeiro a sair. Lembrou também que enquanto os países europeus demitiram milhões de trabalhadores, o emprego no Brasil cresceu nos últimos anos.

Usando os exemplos de outros países, como Argentina, Inglaterra e da União Europeia, Lula defendeu a criação de instrumentos para a regulamentação dos meios de comunicação no Brasil, como forma de combater o monopólio e assegurar a pluralidade de vozes na difusão da informação. “Se antes eu tinha consciência da importância de democratizar a comunicação, agora eu tenho mais ainda e, sempre que tiver a oportunidade de falar com qualquer veículo de comunicação, vou defender esta bandeira”, concluiu o ex-presidente para uma plateia repleta de ativistas e jornalistas da grande imprensa que cobriam a participação dele no encontro.

O ex-presidente defendeu ainda a realização da Copa do Mundo da Fifa no Brasil, ressaltando que é uma excelente oportunidade para o país mostrar sua riqueza cultural e a beleza do seu povo.

A parte da manhã contou também com debates sobre a democratização da comunicação e a liberdade de imprensa na Espanha, Estados Unidos, Equador e outros países do mundo. Na parte da tarde teremos debate sobre a mídia na América Latina e a luta pela democratização da mídia no Brasil.