Comerciários tomam as ruas de Salvador

Geral CTB Geral 20/03/2015

Os comerciários tomaram o comércio do centro da cidade na manhã de quinta-feira (19/03) durante o lançamento da Campanha Salarial 2015. Marchando em direção a Praça Castro Alves, cobraram dos empresários reajustes de 13% nos salários e pisos; redução da jornada de trabalho para 36hs sem redução de salários; pagamento de todos os domingos do ano; aumento nos valores dos feriados; entre outros. Na sexta (20) foi a vez do shopping da Bahia (Iguatemi).

A categoria exigiu também valorização e ambiente de trabalho decente que não adoeça os trabalhadores. “Nós queremos a valorização dos salários, construção de creches e todos os domingos pagos”, destacou Jaelson Dourado, presidente do Sindicato, que falou ainda das situação das creches municipais na cidade. “É inadmissível o comportamento do prefeito, que recebeu verba para a construção de creches e devolveu o dinheiro para a União”.

Supermercados

Na ocasião, os trabalhadores dos supermercados também lançaram sua campanha. “Estamos juntos. Seja no setor lojista ou nos supermercados. Este ano não tem choradeira. O comércio e a inflação cresceram e não tem choradeira. Os patrões tem motivos e razões suficientes para dar um reajuste digno para os trabalhadores.”, afirmou Adilson Alves presidente do Sintrasuper.

Mobilizações

As mobilizações estão apenas começando e as manifestações vão atingir todo o comércio da cidade devido a intransigência dos patrões, que nas duas rodadas de negociações ofereceram apenas 7,68% de aumento e não aceitam discutir as demais exigências. A secretária de gênero do Sindicato, Cherry Almeida, lembrou das ações que serão realizadas para cobrar creches. “Em 2015 vamos pressionar o patronal e o Sesc para construírem creches nas áreas de maior movimento do comércio como Iguatemi, Av. Sete, a própria região do comércio, onde há tantos casarões abandonados que poderiam ser recuperados e usados com esta finalidade. O prefeito devolveu a verba e nós vamos continuar cobrando”.

 

Fonte:  Sindicato dos Comerciários de Salvador.