Uma noite de brilho para as mulheres

Geral CTB Geral 19/03/2015

Uma noite inesquecível, com poesias e muita emoção. Assim a primeira edição do prêmio Alice Bottas, nesta quarta-feira (18/03). O Cine Glauber Rocha recebeu um brilho especial. Na primeira fila da plateia, as homenageadas. Na tela, o rosto de Alice Bottas, primeira diretora do Sindicato da Bahia.

 A abertura foi de arrepiar. As vozes das atrizes do grupo Importuno Poético deu um ritmo especial à canção Laroyê: "abra o caminho dos passos. Abra o caminho do olhar. Abra caminho tranquilo pra eu passar”.

 Depois, entre um discurso e outro, as convidadas eram chamadas uma a uma no palco para receber o troféu e, claro, um buquê de rosas vermelhas. Falas, olhares e gestos demonstravam a satisfação em terem sido lembradas pela entidade.

 Verônica Almeida, Mary Castro, Maria Quitéria, Makota Valdina, Rebeca Serravall, Sandra Muñoz, Mariana Dias e Margareth Menezes, que não pode estar presente por conta de compromissos profissionais. Nomes que representam mulheres de todo país, que somam delicadeza e garra para enfrentar o preconceito e as adversidades do dia a dia.

 O presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos, ressalta que o prêmio é mais uma bandeira de luta emancipacionista.

A diretora do Departamento de Gênero, responsável pela realização do evento, Alda Valéria, lembra que a atividades faz parte da programação do Dia da Mulher, comemorado em 8 de março.

 A plateia, formada por familiares de Alice Bottas e das homenageadas, representantes do movimento social, da sociedade civil e da política, como a secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Olívia Santana, e o vereador Everaldo Augusto, também abrilhantaram a festa, que, certamente, ficou na memória.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia.