1º de maio unificado leva mais de 6 mil trabalhadores às ruas de Camaçari

Geral CTB Regional Metropolitana 03/05/2014

Na última terça-feira a (29/4)  a Câmara de Vereadores de Camaçari, em parceira com  centrais sindicais, realizou  uma seção especial em homenagem ao Dia do Trabalhador. Na oportunidade, os dirigentes sindicais representantes das centrais – CTB – CUT – UGT e CSP / Conlutas e movimentos sociais apresentaram uma rica plataforma aos representantes do Legislativo e Executivo do município.

Dentre os importantes pleitos encaminhados como prioridades constam a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), a quebra do cartel do gás de cozinha com preços reduzidos, ampliação e cumprimento de lei do percentual de mulheres nas indústrias instaladas no município, moradias dignas com infraestruturas garantidas, transportes público de qualidade com tarifas reduzidas, concretização da coordenação sindical no governo com representantes das centrais sindicais.

Para Everaldo Vieira, Metalúrgico e coordenador da CTB – Regional Metropolitana e membro da executiva na organização do 1º de Maio, surge um modelo novo, ousado e estratégico de fazer sindicalismo em Camaçari e Região.

Na Praça da Simpatia, no centro da cidade, foram realizadas diversas ações sociais, brincadeiras, capoeira e shows. Lazo Matumbi, Edy Vox e Só Potência animaram o evento,  que contou também com serviços como corte de cabelo, manicure, pedicure e pula pula  para s crianças.

O evento teve também uma manifestação contra o racismo, organizada pela Unegro, que utilizou bananas para denunciar as práticas racistas no campo de futebol e em outros espaços da sociedade. O ato contou com a presença da secretária Nacional de Combate o Racismo do PCdoB e Conselheira Nacional da UNEGRO, Olivia Santana, e o presidente do SINDBAN – CAMAÇARI, Ronaldo Nascimento, filiado a CTB.

“O próximo passo agora é fortalecer, organizar e articular os trabalhadores, rumo aos avanços e unidade”, finaliza Vieira.

 

Fonte: CTB Regional Metropolitana.