Bancários realizam manifestações em defesa da Caixa

Geral CTB Geral 25/02/2015

As notícias sobre a abertura de capital da Caixa começaram a ser ventiladas na imprensa no final do ano passado. Desde então, o Sindicato da Bahia entrou na briga para impedir que a medida fosse à frente. Diversas manifestações já aconteceram, mas a luta continua.

 Nesta sexta-feira (27/02), Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% Pública, o SBBA realiza, em Salvador, paralisação em algumas agências do banco. O objetivo é retardar em uma hora a abertura das unidades, que só começam a funcionar às 11h.

 A orientação é que os empregados vistam preto em sinal de protesto e usem o adesivo da campanha. Para ajudar a espalhar a mobilização, os participantes também devem enviar fotos para imprensa@bancariosbahia.org.br. O Sindicato vai divulgar.

 A instituição financeira tem destaque no desenvolvimento do Brasil. Aumentou a concessão de crédito, elevou a participação do mercado e intensificou o papel social. Em 2014, lucrou R$ 7,1 bilhões e ampliou em mais de 6 milhões o número de clientes. São 78,3 milhões de correntistas e poupadores. Sólida, a empresa não tem motivos para ceder aos interesses da iniciativa privada.

Para o presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos, a abertura de capital é inadmissível. "A medida diminui a capacidade do Estado nas decisões econômicas do país. Vamos pressionar para impedir este retrocesso". 

Ato

Nesta quarta-feira (25/02), na Câmara dos Deputados, acontece o ato em defesa da Caixa 100% pública, a partir das 9h30. O intuito é envolver diversos setores da sociedade, inclusive o Parlamento, na discussão da proposta. O Sindicato da Bahia e a Federação da Bahia e Sergipe participam da atividade.

 

Fonte: Bancários Bahia.