Canavieiros da Agrovale decidem entrar em greve

Geral CTB Geral 20/02/2015

A ameaça de paralisação das atividades dos canavieiros da Empresa Agrovale levou a direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STR) voltar à mesa de negociação, na tentativa de fechar a campanha salarial 2015/2016 da categoria. Segundo o presidente do STR, Emerson José (Mitu), o maior impasse entre a categoria e a empresa é a questão do convênio médico dos trabalhadores, retirado após 16 anos de conquistas.

“Após três dias de negociações, tivemos alguns avanços, mas o maior gargalo é a questão do convênio médico. Há mais de 16 anos existe o convênio para o trabalhador e seus dependentes. A empresa alega que um incentivo fiscal que recebia do governo federal foi retirado e não pode arcar com essa despesa”, explicou Mitu durante o programa Geraldo José (Transamérica FM) nesta quinta-feira (19).

Em relação ao reajuste salarial, o sindicato e a empresa ainda não chegaram a um consenso sobre o reajuste salarial (a categoria pede 9,7% e a empresa oferece 8,8%).  “A empresa pediu para levar a decisão para a assembleia, e isso vamos fazer. Se os trabalhadores decidirem pela reprovação da negociação, cabe ao sindicato notificar a empresa sobre a decisão da assembleia. Estamos passando todas as informações, inclusive jurídica do processo. A assembleia é soberana”, conclui José Manoel, secretário de Assalariados do STR de Juazeiro e membro da comissão de negociação. 

Nesta sexta-feira (20), logo cedo, aconteceu uma assembleia dos canavieiros e a categoria por unanimidade decidiu pela greve segundo informou Emerson José. "Agora o sindicato vai comunicar a empresa e a paralisação deve ocorrer durante a próxima semana" explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro.

 

Fonte: Blog do Geraldo José