Stim Camaçari consegue evitar demissões na Ford

Geral CTB Geral 19/02/2015

Em mais um grande esforço de negociação, o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari conseguiu reverter um quadro de demissão no Complexo Ford. Os dirigentes sindicais conquistaram o remanejamento de 64 trabalhadores para a fábrica de motores, evitando que dezenas de funcionários ficassem sem emprego.

Essa é mais uma importante vitória em Camaçari e demonstra a força e determinação do Sindicato em garantir a empregabilidade na região. Muito diferente da situação enfrentada por trabalhadores nas montadoras da Região Sudeste, principalmente em São Paulo, onde milhares de funcionários foram demitidos ou tiveram os direitos reduzidos.

No começo deste ano, a Volkswagen anunciou a demissão de 800 funcionários da fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Cerca de 11 mil empregados voltavam de uma licença remunerada de quase 30 dias. Já a Mercedes-Benz colocou mil trabalhadores em licença remunerada (lay-off) até abril, 750 em São Bernardo do Campo e 250 em Juiz de Fora. As unidades da GM nas cidades paulistas de São José dos Campos e São Caetano do Sul também ameaçam milhares de funcionários de demissão. Em 2014, o setor automotivo demitiu 7,3 mil em apenas 7 meses no Brasil.

Diante de um cenário cada vez mais preocupante no restante do país, é preciso valorizar mais essa conquista na Bahia. “Todos os nossos esforços estão voltados para que seja possível encontrar alternativas e soluções justamente para evitar as demissões. Através da negociação, e do bom sendo, o resultado tem sido positivo. Não sofremos com demissão em massa, assegurando o sustento de milhares de trabalhadores e suas famílias”, diz Júlio Bonfim, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari.

 

Fonte: Metalúrgicos Bahia.