Intermediação da CTB evita novas demissões em Itapetinga

Geral CTB Geral 03/02/2015

 

Desde o início da semana que a CTB vem buscando formas de evitar a demissão de centenas de trabalhadores da Vulcabras Azaléia, em Itapetinga, no Sudoeste da Bahia. Na sexta-feira (30/01), a empresa anunciou a dispensa imediata de 670 funcionários e o plano de ampliar para 2 mil o número de desligamentos nas próximas semanas.

Preocupados com a situação, muitos trabalhadores solicitaram a ajuda da CTB para evitar a concretização das dispensas. O primeiro resultado desta intermediação veio nesta segunda-feira (2/2), quando dirigentes da CTB e do sindicato da categoria se reuniram  com o secretário estadual  do Trabalho, Emprego e Renda , Álvaro Gomes, que conseguiu a suspensão de novas demissões.

Segundo Gomes, o diretor de Recursos Humanos da empresa, Eduardo Soares, assegurou que não haveria mais demissões na unidade de Itapetinga.

O secretário garantiu também uma audiência das lideranças sindicais com o Procurador Geral do Trabalho na Bahia, Alberto Bastos Balazeiro, que prometeu ajudar na questão. Outra reunião está agendada para sexta-feira ( 6), no MPT de Vitória da Conquista para a discutir a possibilidade de suspensão dos 670 demitidos até o momento.

 “Em um momento como este, a luta pela garantia de emprego para estes trabalhadores está acima de qualquer bandeira sindical ou política. O objetivo da CTB é unificar a luta dos trabalhadores, pois juntos somos sempre mais fortes”, afirmou o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira, explicando a disposição da Central de intermediar estas demissões mesmo após ter perdido a eleição para a direção do Sindicato dos Trabalhadores Calçadistas.

A demissão em massa na Azaléia afeta de forma significativa a economia de Itapetinga e outras seis cidades da região. A empresa se estabeleceu no município a custas de muito incentivos fiscais do Governo do estado, com a promessa de gerar empregos para os moradores da região. A promessa está sendo descumprida e os trabalhadores não podem pagar o preço da irresponsabilidade da Azaléia.