Baianos e turistas reverenciam Iemanjá

Geral CTB Geral 02/02/2015

Desde o início da manhã desta segunda-feira (2/2), baianos e turistas lotam as ruas do bairro do Rio Vermelho, em Salvador, para levar presentes e oferendas para Iemanjá, a Rainha do Mar. Realizado desde 1923, o festejo é considerado um dos mais bonitos e concorridos do calendário de festas populares da Bahia.

Com roupas e adereços azuis e brancos, as cores de Iemanjá, o público enfeita as ruas do Rio Vermelho, dando um tom especial às belezas naturais de um dos bairros mais boêmios da capital baiana. Fé, agradecimento, pedidos e promessas, muitos são os motivos que levam os devotos para a Festa.

Flores, espelhos, perfumes, joias e pentes são alguns dos presentes oferecidos pelos devotos. Uns preferem deixar os agrados pessoalmente nas águas do mar, outros fazem questão de ficar na fila para colocar os presentes nos balaios que são levados pelos pescadores para longe da costa.

Os presentes são recebidos até as 15h30 e, por volta de 16h, os pescadores realizam a procissão marítima, que é o ponto alto da festa. Cerca de 700 balaios são transportados em quase 300 embarcações para serem colocados em alto mar. Quando o presente volta para a praia, diz a tradição que Iemanjá rejeitou a oferenda. Mas, normalmente, ela aceita todos os agrados. Os presentes são depositados a cerca de seis quilômetros da costa, no ponto chamado Buraquinho de Iaiá.