Servidores da saúde lutam pela manutenção das Dires

Geral CTB Geral 26/01/2015

 Em assembleia realizada pelo Sindsaúde Bahia na última sexta-feira (23/01), servidores de 21 Diretorias Regionais de Saúde e de várias unidades da capital lotaram o auditório do Sindicato dos Bancários e decidiram, por unanimidade, uma agenda de luta contra a extinção das Dires, por democratização das decisões na saúde e valorização dos servidores.  O sindicato convocou a categoria para uma mobilização durante a reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES), no próximo dia 29 de janeiro, na Secretaria de Infraestrutura do Estado, às 9h.

O Objetivo é pressionar a discussão sobre a extinção das Dires, o impacto das demissões e relotações dos trabalhadores e outras medidas administrativas radicais anunciadas pela nova gestão da Sesab, que vêm causando insatisfações à categoria que teme o comprometimento da prestação de diversos serviços de saúde à população nos 417 municípios do estado.

Entre eles, o fornecimento de medicamentos de alto custo para tratamento de doenças graves, controle de surtos e epidemias, apoio à  articulação dos municípios para o desenvolvimento das políticas de saúde, inspeção de hospitais, distribuição de soros de vacinas e  coordenação das ações imunização, entre  outras.

Participaram da assembleia representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Sintisef), Federação dos Trabalhadores do Estado da Bahia (Fetrab), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-Ba) e do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes).

A presidente do Sindsaúde, Inalba Fontenelle, afirmou que a situação será denunciada ao Ministério Público Estadual (MPE) e reforçou que nenhum servidores deverá assinar qualquer documento solicitando o remanejamento de unidade. No final da assembleia, os servidores deram as mãos e cantaram a música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré, como símbolo de luta e resistência do movimento contra a extinção das Dires.

Reajuste Salarial

A diretoria do Sindsaúde reforçou que continua cobrando do governador Rui Costa o envio do anuncio da mensagem do reajuste salarial para a Assembleia Legislativa. O sindicato está articulado com as demais entidades do funcionalismo público estadual, liderados pela Federação dos Trabalhadores Público do Estado (Fetrab), que já sinalizou a articulação para a realização de uma assembleia conjunta com todos os sindicatos.

URV

 O Sindsaúde continua acompanhando o processo da URV e pediu que a categoria continue mobilizada. Com o fim do recesso do judiciário, no último dia 20 de janeiro, a expectativa é que a Justiça encaminhe o resultado da análise dos cálculos dos valores devidos, confrontando o levantamento real feito por escritório especializado, contratado pelo Sindsaúde, com o valor irrisório apresentado pelo Estado.

Fonte: Sindsaúde Bahia.