Seeb Bahia se une à PM contra ataques a bancos

Geral CTB Geral 26/01/2015

Os bancos não se interessam em investir em aparelhos capazes de inibir os ataques às agências, dificultando uma ação rápida e eficaz da polícia. A afirmação é do o novo comandante geral da PM-BA, Anselmo Alves Brandão.

O descaso das organizações financeiras é refletido no elevado índice de ocorrências. Até hoje foram registrados 15 ataques na Bahia. Em 2014, foram 230 ataques no Estado.

 Em reunião com o comandante da PM, nesta segunda-feira (26/01), o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, ressaltou o baixo investimento dos bancos. "Apenas 5% do lucro são destinados para segurança. Mas, 90% do valor vão para o internet banking".

 As unidades e os caixas eletrônicos só recebem atenção se houver alguma lei que obrigue o investimento. Caso contrário, os bancos não estão nem aí. Os biombos, por exemplo, só têm onde há leis que determinem a instalação.

Projeto de Lei

Na Bahia, existe um projeto de lei do ex-deputado Álvaro Gomes que prevê medidas de segurança em todas as mais de 1 mil agências do Estado. O comandante geral da PM-BA, Anselmo Alves Brandão, solicitou o PL e prometeu levá-lo ao governador, Rui Costa.

Ele ressaltou ainda que o núcleo de inteligência da PM, a partir de levantamento dos ataques, realiza operações para desmontar as quadrilhas.

Fonte: Seeb Bahia.