Bancários de Irecê defendem a Caixa 100% Pública

Geral CTB Regional Irecê 20/01/2015

Na manhã desta terça-feira ( 20/01) o Sindicato dos Bancários de Irecê e Região realizou protesto em frente à agência da Caixa Econômica Federal em Irecê. A mobilização foi para denunciar a intenção da equipe econômica do Governo Federal de abrir o capital da instituição financeira. A mobilização aconteceu também em outras bases sindicais de Bahia e Sergipe e foi organizada pela Federação interestadual dos Bancários.

Em Irecê, o protesto contou com a distribuição de camisetas pretas para o funcionalismo e de bananas para a clientela e contou ainda com a animação do forrozeiro Zé Bigode.

Durante a mobilização, os dirigentes sindicais fizeram questão de destacar a importância da Caixa Federal como instituição 100% Pública e o seu papel enquanto agente responsável pelos principais programas sociais do Governo Federal.

"Defendemos que a Caixa seja um banco múltiplo e rentável, mas que principalmente esteja a serviço do Brasil. Esse é o seu verdadeiro papel social, que só será garantido se continuar com o seu capital 100% público. A negociação do capital da CEF para atender as metas do superávit primário é um enorme contrassenso. Não aceitamos esta abertura. A Caixa não pode ser tratada como banana no meio da feira", protesta Carlos Alberto Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.

Já para Rafael Sydartha, coordenador da CTB Regional Irecê, "haverá um grande prejuízo para a sociedade brasileira se a Caixa tiver o seu capital aberto no mercado financeiro. A instituição é a única na América Latina a destinar recursos de habitação para as famílias de baixa renda e com certeza, a venda das ações vai impedir esse  importante viés social, afinal o Banco passaria a atender exclusivamente a sanha dos seus acionistas, como já acontece no Banco do Brasil".

Para José Carlos Carvalho, Diretor do Sindicato dos Bancários de Irecê "é um grande equívoco falar em abertura do capital da Caixa Econômica logo após uma acirrada disputa eleitoral onde a Presidenta Dilma saiu vencedora com o amplo apoio da classe trabalhadora. Essa postura é uma traição à toda sociedade! Basta observar o que aconteceu com o Banco do Brasil que depois de ter o seu capital aberto aos acionistas, viu as políticas de apoio à agricultura definharem. O mesmo, certamente acontecerá com o crédito habitacional da Caixa, será o fim", lamentou.

O protesto foi apoiado pela clientela que ouviu atentamente os discursos inflamados em defesa da Caixa 100% pública. O movimento contou com o apoio também de vários dirigentes do Sindicatos dos Comerciários de Irecê e Região e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde na Região de Irecê.

A mobilização vai continuar e novos protestos acontecerão caso a equipe econômica não venha a enterrar essa proposta estapafúrdia!

Fonte: Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.