Trabalhadores fundam STIM Maracás e Região

Geral CTB Geral 19/01/2015

Em assembleia realizada no último dia 9 de janeiro, no município de Maracás, na Bahia, os trabalhadores mineiros fundaram o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Prospecção e Pesquisa, Extração, Beneficiamento de Vanádio, Bauxita, Mármore, Pedreira, de Pirita, Calcário, de Areia, Metais Preciosos e Minerais não Metálicos de Maracás, Jaguaquara, Planaltino, Nova Itarana, Brejões, Milagres, Amargosa, Itiruçu, Lajedo do Tabocal, Irajuba, Santa Inês, Cravolândia, Itaquara, Lafayete Coutinho, Contendas do Sincorá, Iramaia e Jequié - Estado da Bahia, sendo denominado STIM-Maracás e Região. A primeira diretoria administra a entidade no triênio 2015-2018.

Os trabalhadores também votaram pela filiação da entidade à CTB (Centra de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e à Fetim (Federação dos Metalúrgicos e Mineradores do Estado da Bahia).

O evento contou com as presenças de vários representantes de entidades do movimento sindical, como a CTB, a Fitmetal, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maracás, Associação dos Aposentados Metalúrgicos do Estado da Bahia, o STIM Bahia e o STIM Candeias.

Para Aurino Pedreira, presidente da CTB-BA, é um momento de grande importância, pois o STIM Maracás vai desempenhar um seu papel fundamental na defesa dos trabalhadores do setor mineral.

Já o presidente do STIM Candeias, Aurelino Bispo, parabenizou a direção da entidade e disse que agora começou uma nova etapa, de luta, e de uma grande responsabilidade para traçar um caminho de importantes vitórias para os trabalhadores.

Para Igor da Silva Ferreira, presidente eleito do STIM Maracás e Região, os desafios são muitos e, por isso, a união dos trabalhadores em torno do Sindicato é muito importante. Ele agradeceu a confiança da categoria e prometeu todo o esforço para garantir as conquistas que os trabalhadores precisam.

Fonte: Metalúrgicos Bahia.