Sindsaúde e Sindimed denunciam bloqueio de leitos no HGRS

Geral CTB Geral 13/01/2015

Dando continuidade à luta pela melhoria das condições de trabalho e da assistência à população, o Sindsaúde, juntamente com o Sindimed, cobram da Sesab soluções para o déficit de profissionais que atinge toda a rede pública de Saúde na Bahia. Nesta terça-feira (13/01), as entidades denunciaram o bloqueio de mais de 50 leitos no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), por falta de profissionais do setor enfermagem e demais categorias.

Os principais problemas estão na UTI Geral, enfermarias e emergências. Em 2014, as entidades denunciaram o caso à Sesab e ao Ministério Público e manifestaram contra a proposta de bloqueio de leitos, entendendo o prejuízo que isso traz para a população. Em entrevista concedida à imprensa, a presidente do Sindsaúde, Inalba Fontenelle, ressaltou que a situação se agravou depois da demissão em massa dos trabalhadores terceirizados, após a Sesab rescindir o contrato com a Fundação José Silveira. Somente no ano passado foram mais de 400 trabalhadores com vínculos suspensos no HGRS.

Ela chama atenção que o problema vem se repetindo em todos os hospitais da rede pública do estado. Para resolver a crise da falta de profissionais, a solução seria a realização de concurso público. A última seleção foi realizada em 2008, mas não conseguiu suprir as carências, pois vários setores encontram-se comprometidos em vários hospitais da rede como o Ernesto Simões, Menandro Farias, dentre outros.