Bancários protestam por melhores condições de trabalho

Geral CTB Geral 03/04/2014

Não dá para bancários nem para os clientes. Os problemas nas agências bancárias têm se multiplicado e, por isso, o Sindicato dos Bancários da Bahia lançou, nesta quinta-feira (03/04), a campanha Assim não dá, por melhores condições de trabalho nas unidades.

Ninguém aguenta mais tanto descaso. No ato, diretores do SBBA percorreram, pela manhã, seis agências do Comércio para mobilizar e esclarecer a população o porquê das reivindicações.

Carregando placas como “Faltam bancários nas agências”, “Falta ar-condicionado”, e “Assim não dá”, os diretores foram aplaudidos pela clientela nas unidades.

A truculência dos bancos foi sentida apenas na agência da Caixa, que dificultou o acesso dos diretores e da equipe de reportagem. Para piorar, ao deixar entrar, a gerência fez com que os vigilantes revistassem os profissionais. Um absurdo que desrespeita e fere o direito à manifestação.

A culpa não é do bancário

Durante as manifestações nas agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC e Itaú, os discursos dos diretores do Sindicato da Bahia estavam afinados no que diz respeito à união entre empregados e clientes.

“O resultado da precarização dos serviços não é dos bancários e sim da falta de contratações”, afirma o vice-presidente Augusto Vasconcelos.

Para o diretor de comunicação da entidade, Adelmo Andrade, a demora no atendimento é culpa dos banqueiros. “Faltam funcionários para atender os correntistas”, diz.

Enquanto aconteciam as manifestações, cartazes, adesivos e exemplares do jornal O Bancário foram entregues aos clientes. Uma banda de sopro também ajudou a animar a mobilização.

Denúncias chegam durante manifestação

Denúncias do tipo “o sistema está caindo direto”, “esperamos sempre mais de 15 minutos”, “cliente estressado agrediu bancário ontem aqui” e “eu demoro mais ou menos duas horas para ser atendida” chegaram aos diretores do SBBA enquanto a manifestação por melhores condições de trabalho era realizada, na manhã desta quinta-feira (03/04).

Na agência Caixa do Comércio, o elevador está quebrado há mais de dois anos, o ar-condicionado funciona com a capacidade mínima e a compra do galão de água está suspensa na unidade.

Além disso, os funcionários são obrigados a compensar as horas extras e o sanitário para clientes está em eterna manutenção. Ou seja, um caos. O prejuízo é enorme para os funcionários, que trabalham mesmo em péssimas condições. O SBBA vai investigar mais a situação.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia.