Ato na Assembleia Legislativa lembra tentativa de golpe no Brasil

Ato na Assembleia Legislativa lembra tentativa de golpe no Brasil

Geral CTB Geral 08/01/2026

Várias cidades do Brasil presenciaram manifestações que lembram a tentativa de golpe, por bolsonaristas, no dia 8 de janeiro de 2023. Em Brasília, no ato nacional, o presidente Lula (PT) vetou o Projeto de Lei nº 2.162 de 2023, aprovado em dezembro pelo Congresso Nacional e que prevê a redução de penas de condenados pelos atos antidemocráticos.

A medida está em sintonia com o sentimento dos brasileiros. Cerca de 63,3% são contra a Dosimetria (redução de pena para Jair Bolsonaro e os golpistas de 8 de janeiro de 2023), segundo pesquisa Atlas/intel realizada em dezembro passado. 

Na Bahia, o ato aconteceu na Assembleia Legislativa, com a presença de lideranças dos movimentos sociais e partidos como o PCdoB, PT, PSol, PV, Rede e PSB. "Não podemos deixar que esqueçam esse dia e os golpistas devem ser punidos com prisão. O Brasil tem histórico de golpes e muitos responsáveis foram anistiados. Precisamos destacar a posição firme do STF na defesa da democracia e o Congresso prejudicou sua imagem ao aprovar a dosimetria", frisou Geraldo Galindo, presidente do PCdoB da Bahia.

Para a deputada federal Lídice da Mata (PSB), é importante também denunciar outras tentativas de golpes na América Latina, como a ação ilegal dos EUA contra a Venezuela. "É o império em decadência reagindo com agressividade e discursos prepotentes. A esquerda, sindicatos e os movimentos sociais precisam disputar a opinião na sociedade, ocupar ruas e redes sociais e encontrar melhores formas de mobilização popular contra os ataques da extrema-direita", afirmou.

Também participaram os deputados estaduais Olívia Santana (PCdoB), Robinson Almeida (PT) e Fátima Nunes (PT), além do vereador Hamilton Assis (PSol) e da secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães.