Calculadora mostra como fica Imposto de Renda após projeto aprovado

Após a aprovação do projeto que isenta do Imposto de Renda pessoas que ganham até R$ 5 mil, entidades disponibilizam uma calculadora que indica quanto cada usuário será impactado com a mudança. Basta você inserir seus dados de renda e vê imediatamente se passará a economizar, se nada muda ou pagará mais.
Chamada Calculadora da Justiça (ACESSE AQUI), ela compara a alíquota efetiva de cada usuário com a dos super-ricos, evidenciando a distorção atual do sistema tributário. Lembrando que a nova regra vigorará a partir de 2026.
“A discussão sobre justiça tributária costuma ficar restrita a especialistas, mas afeta diretamente a vida de milhões de brasileiros. A Calculadora da Justiça foi criada para tornar esse debate acessível e mostrar, de forma prática, como a reforma pode aliviar muito quem ganha menos e, para isso, cobrar um pouquinho mais de quem tem muito”, diz Gabi Juns, diretora-executiva da Lamparina, uma das entidades responsáveis pela iniciativa.
NÃO SUBSTITUI DECLARAÇÃO DE IR
O Made/FEA-USP, responsável pela parte técnica, reforça que a mudança vai beneficiar 10 milhões de brasileiros, sem diminuir o valor arrecadado para o país. Isso porque a isenção será compensada por um aumento de impostos para os 0,06% mais ricos da sociedade.
É importante ver alguns detalhes. A ferramenta não exige cadastro, não coleta nem armazena informações pessoais e não substitui a declaração oficial do Imposto de Renda. Os cálculos são aproximados, baseados nos parâmetros da última versão do PL em tramitação.
com informações da CTB Nacional