Alemães tomam as ruas contra extrema direita apoiada por Elon Musk

Alemães tomam as ruas contra extrema direita apoiada por Elon Musk
Foto: reprodução / Reuters

Geral CTB Geral 27/01/2025

Enquanto Elon Musk apareceu na campanha do partido de ultradireita AfD, mostrando apoio antes da eleição marcada para fevereiro, milhares de alemães foram às ruas em cidades da Alemanha para protestar contra o crescimento da extrema direita. As manifestações no último sábado (25) foram marcadas por mobilizações em Berlim e Colônia, atraindo uma multidão que defendeu a democracia e repudiou o avanço do ultranacionalismo no país.

Em Berlim, no Portão de Brandemburgo, o ato reuniu entre 60 mil e 100 mil pessoas, de acordo com estimativas da polícia e dos organizadores. Em Colônia, cerca de 40 mil pessoas participaram de uma marcha pelas ruas da cidade, carregando cartazes com dizeres como “AfD não é alternativa” e “Fora nazistas”.

O ato da AfD na cidade de Halle reuniu cerca de 4.500 apoiadores, e contou com a participação do bilionário Elon Musk, que incentivou os alemães a rejeitarem o “multiculturalismo” e resgatarem o “orgulho de sua cultura”. As declarações geraram indignação e reforçaram o apelo dos protestos contra a extrema direita.

A liderança nas pesquisas segue com a aliança conservadora CDU/CSU, liderada por Friedrich Merz, com 30% das intenções, que disputa o cargo de chanceler. Ele anunciou propostas para endurecer as políticas migratórias, incluindo a retomada de deportações e o controle das fronteiras. Mesmo rejeitando formalmente a alianças com a extrema direita, isso mostra uma possível abertura para colaborações com a AfD no parlamento. A posição é criticada por lideranças políticas e movimentos sociais, que temem um enfraquecimento do “cordão sanitário” contra o extremismo.

com informações do portal Vermelho