Resultado eleitoral tem base de Jerônimo com 308 prefeituras e oposição com 108
Após o resultado das eleições municipais deste domingo (6), os partidos se concentram em fazer contas para ver como ficou a correlação de forças política entre a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a oposição. Um levantamento do site Bahia Notícias, a partir dos resultados, mostra que a base governista elegeu 308 prefeitos e prefeitas, considerando os nove partidos da aliança: PT, PV, PCdoB, Avante, PSD, Solidariedade, MDB, PSB e Podemos.
Esses partidos juntos controlam 73% das prefeituras baianas. Observando por legenda, o PSD do senador Otto Alencar lidera com 116 prefeituras. Em seguida, está o Avante com 60 cidades. O PT conquistou 49 prefeituras e ainda disputa Camaçari no 2º turno.
Já a oposição, ficou com 108 prefeituras, mantendo-se minoria na Bahia. Mas, três das quatro cidades mais relevantes do estado estão nas mãos do União Brasil: Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Camaçari (aguardando o resultado). No total, o União Brasil conquistou 39 municípios. O maior conquistador da oposição foi o Progressistas, que chegou a 42 prefeituras.
Os números são importantes para projetar a disputa das eleições em 2026, quando os eleitores em todo o Brasil voltam às urnas para eleger presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.
A lista por legenda:
PSD - 116
Avante - 60
PT - 49
PP - 42
União Brasil — 39
MDB - 33
PSB - 22
PCdoB - 15
PDT - 8
Podemos - 6
PV - 5
Republicanos - 5
Solidariedade - 4
PRD - 3
PL - 1
com informações do Bahia Notícias