Comunicar melhor: só 26,6% dos eleitores sabem citar realizações do governo Lula
Não há dúvidas de que muitas coisas mudaram para melhor no Brasil, neste primeiro ano do governo Lula: valorização do salário mínimo; queda do desemprego e aumento do emprego formal; inflação controlada; PIB crescendo; volta de programas sociais como Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família (com valor maior); e retorno de grandes investimentos estrangeiros (R$ 220 bilhões), entre outros.
Mas, o presidente e seu governo precisam se ligar na comunicação. Mesmo com outras pesquisas mostrando boa popularidade de Lula, muita gente beneficiada não consegue citar essas realizações. É o que aponta o recente estudo do Paraná Pesquisa, encomendado pelo site Bahia Notícias e divulgado nesta quarta (14).
No levantamento espontâneo, as realizações do governo federal são conhecidas apenas por 26,6% da população. As medidas mais citadas são, na ordem: Bolsa Família [8,6%], educação pública [4,5%] e moradia, como Minha Casa Minha Vida [3%]. Do outro lado, 73,4% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Já em relação às falhas do governo, os problemas foram mencionados por 41,1% dos entrevistados. Os temas mais citados foram aumento de impostos [6,6%], boatos de corrupção [4,8%] e excesso de gastos/muitas viagens [4,8%]. Não sabem ou não responderam foram 58,9%.
MAPEAMENTO
A pesquisa foi feita através de entrevistas pessoais, com eleitores de 16 anos ou mais, em 26 Estados, Distrito Federal e 164 municípios, entre os dias 24 e 28 de janeiro. Foram auditadas, simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas. O grau de confiança é de 95%, com margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais.
Na região Sudeste foram realizadas 867 entrevistas; na região Nordeste, 551; na Região Norte + Centro-Oeste, 315; e na Região Sul, 293. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/23.
com informações do Bahia Notícias