Categorias têm ganho real em 82,1% das negociações salariais de outubro  

Categorias têm ganho real em 82,1% das negociações salariais de outubro  

Geral CTB Geral 29/11/2023

Uma análise das negociações salariais de outubro no Brasil, registradas no Mediador até 5 de novembro, mostra que 82,1% dos reajustes resultaram em ganhos reais acima do INPC-IBGE (a inflação oficial do País). 

Outros 4,5% resultaram apenas na recomposição das perdas dos últimos 12 meses, e 13,4% ficaram abaixo da inflação no período. Os dados estão no boletim “De Olho nas Negociações” do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), de novembro de 2023. 

Segundo o órgão que assessora os sindicatos, o valor do reajuste necessário para as categorias com data-base em novembro é de 4,14%, segundo o INPC-IBGE. Isso mostra leve inflexão no movimento de alta observado nas últimas datas-bases e indica certa estabilização das taxas inflacionárias.

REAJUSTES ESCALONADOS 

Os reajustes escalonados (aqueles em valores diferentes segundo faixa salarial ou tamanho da empresa) foram registrados em 6% das negociações de outubro, o menor percentual em todo o período considerado.

No estudo do Dieese, o quadro atual das negociações de janeiro a outubro de 2023 mostra reajustes acima do INPC em 78,3% dos instrumentos coletivos analisados. Enquanto os resultados iguais à inflação ficaram em 16,4%, e abaixo, em 5,4%.

com informações do Diap