A atitude autoritária e desrespeitosa com a equipe de professoras, por parte da secretária municipal de Educação de Morro do Chapéu, Márcia Almeida Novais, deixou o município indignado. E fez o Núcleo da APLB-Sindicato na cidade emitir nota dando uma lição na gestora e enquadrando a prefeita, também!
Confira a íntegra da nota:
A APLB – SINDICATO – NÚCLEO MORRO DO CHAPÉU, BAHIA sabedora da importância relevância da profissão de PROFESSOR para a formação dos cidadãos de um país, vem a público externar seu REPÚDIO ao tratamento autoritário, desrespeitoso e ofensivo da Secretária Municipal de Educação, a senhora MÁRCIA ALMEIDA NOVAES DE OLIVEIRA com a equipe de professoras atuantes nas salas de recursos multifuncionais, se valendo de ABUSO DE PODER, quando disse em reunião “Vocês estão saindo das salas porque eu quero!”. “Vocês vão sair do comodismo”, demonstrando total desrespeito, humilhação, calúnia, difamação e assédio moral!
A secretária MÁRCIA ALMEIDA, não teve nenhum pudor quando se referia ao trabalho das professoras que exerciam a função de docência há mais de 10 anos nas turmas do AEE – Atendimento Educacional Especializado. Professoras que estudaram para se especializar com o trabalho desafiador das salas, conhecendo cada aluno e aluna e criando vínculo com as famílias. Agora ataca de forma covarde os estudantes, ameaça o direito dos pais de buscar uma educação inclusiva, humana e justa para seus filhos. Não leva em conta o impacto no aprendizado de cada aluno. Quem vai reparar o prejuízo emocional e de aprendizagem causado aos estudantes por conta destas mudanças arbitrárias? E aos profissionais!?
Vale ressaltar, que a LEI diz, a remoção do servidor público deve ser justificada, além de atender aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, entre outros. E neste caso, evidencia mais uma perseguição com os PROFESSORES!
A Educação Especial do Município de Morro do Chapéu, nunca teve partido político, pelo contrário, foi uma política pública de referência na região. Agora, nossa comunidade está sendo vítima de fatos como esse, ferindo a democracia!
É UM ABSURDO a postura da Secretária Municipal de Educação, MÁRCIA ALMEIDA, fazer um reordenamento depois de um semestre, prejudicando o processo de ensino aprendizagem, este tão fragilizado, depois de dois anos de pandemia! Os alunos com deficiência ainda não retornaram para as salas, por conta desse desmonte.
Temos que DENUNCIAR esse tipo de atitude e a justiça será feita para que ATOS REPUDIANTES, não afetem a educação municipal. A PREFEITA JULIANA ARAÚJO desde o início da sua gestão, no ano de 2021, vem atacando a categoria de forma desrespeitosa, usando meios de comunicação, colocando a sociedade contra os educadores morrenses dizendo que “professores recebiam salários exorbitantes, e que existiam muitas incongruências”, se utilizando desses argumentos para retirar direitos garantidos em lei, subtraindo os salários dos professores.
Assim, continua com práticas abusivas, autoritárias, sem buscar primeiramente o diálogo e os trâmites legais. Com tudo isso, a quem interessa o desmonte da educação do Morro do Chapéu? Isto é para se ter uma educação de qualidade? Prefeita e Secretária respeitem os/as professores/as! A APLB-Sindicato (Núcleo de Morro do Chapéu) reafirma total repúdio
APLB-Sindicato (Núcleo Morro do Chapéu – Ba)