CTB Jovem realiza grupo de estudos sobre juventude e trabalho

CTB Jovem realiza grupo de estudos sobre juventude e trabalho

Geral CTB Geral 22/05/2023

Com encontros mensais de junho a novembro e online, a CTB jovem realizará um grupo de estudos sobre JUVENTUDE E TRABALHO – Inserção dos jovens no mercado de trabalho, subdesenvolvimento e mudanças estruturais.  

O tema é relevante e atual, especialmente em um contexto de subdesenvolvimento e mudanças estruturais na economia. A tese de doutorado de Euzébio Jorge, orientada pelo Professor Marcio Pochmann, na UNICAMP, oferece uma análise crítica e aprofundada sobre esse assunto. 

Nesse sentido, um grupo de estudos pode ser uma oportunidade para debater e refletir sobre as ideias apresentadas na tese, além de promover o aprendizado coletivo e o compartilhamento de conhecimentos.

Objetivos do grupo de estudos

1. Estudar e analisar a situação dos jovens no mercado de trabalho, identificando suas principais dificuldades e desafios na busca por emprego e no ambiente laboral, como a falta de experiência, a precarização do trabalho, a informalidade, entre outros.

2. Compreender as questões relacionadas ao subdesenvolvimento e às mudanças estruturais no mercado de trabalho, como as transformações tecnológicas, as novas formas de trabalho e a terceirização, e seus impactos sobre a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

3. Incentivar o debate acerca de soluções e estratégias para enfrentar os desafios identificados, por meio da promoção de políticas públicas que incentivem a geração de emprego e a melhoria das condições de trabalho para os jovens, bem como a valorização da educação e da formação profissional.

Cronograma de encontros

O grupo de estudos terá encontros mensais, sempre na última semana do mês, no período noturno, via Google Meet, com duração de duas horas cada.

Encontro 1 (junho): Apresentação da tese e Discussão do capítulo 1  – PANORAMA DO EMPREGO JUVENIL PÓS-CRISE DE 2008.

Encontro 2 (julho): Discussão do capítulo 2  – O SUBDESENVOLVIMENTO E A INSERÇÃO DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO

Encontro 3 (agosto): Discussão do capítulo 3 – DINÂMICA DO MERCADO DE TRABALHO E AS MUDANÇAS NO PADRÃO DE ACUMULAÇÃO

Encontro 4 (Setembro): Discussão do capítulo 4 – ANOS 1980 E 1990: MUDANÇA DE PADRÃO DE ACUMULAÇÃO E O PERÍODO NEOLIBERAL

Encontro 5 (Outubro): Discussão do capítulo 5 – JUVENTUDE E MERCADO DE TRABALHO NOS ANOS 2000: MUDANÇAS DE ROTA E ENTRAVES ESTRUTURAIS

Encontro 6 (Novembro): Síntese das discussões e reflexões finais sobre o tema da tese.

As inscrições serão via Google Forms até o dia 31 de maio. Serão criados um grupo no whatsapp e uma sala de aula no Google Classroom para estabelecer o contato com os/as participantes.

Cada encontro será conduzido por um moderador ou moderadora, que irá conduzir os trabalhos do grupo e um expositor ou expositora que terá a responsabilidade de apresentar os principais pontos dos capítulos da tese que serão discutidos no encontro, além de estimular a participação e o debate entre os participantes do grupo de estudos. A tese será disponibilizada aos participantes para que leiam previamente os capítulos da tese que serão discutidos em cada encontro, para que possam contribuir de forma mais ativa e informada nas discussões.

Inscreva-se no LINK AQUI:

Fonte: CTB Nacional