Baianos homenageiam Zumbi dos Palmares

Geral CTB Geral 20/11/2014

Cidade de população de maioria negra, Salvador preparou uma grande festa para homenagear Zumbi dos Palmares nesta quinta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra. A programação começou com a Lavagem da Estátua de Zumbi, no Centro Histórico, local onde as principais marchas de protestos devem se encontrar ao fim do dia para um grande show de samba.

O ato político começou às 9h da manhã, com saudações de lideranças sociais e políticas, além do batuque percussivo da banda Tambores de Búzios, comandada pelo músico Adailton Poesia. Logo em seguida foi a vez das baianas, vestidas com seus trajes de festa, lavarem com vassouras e água de cheiro o monumento que abriga a estátua do líder do Quilombo dos Palmares.  A lavagem atraiu baianos e turistas, que aproveitaram para participar da manifestação, jogando flores em direção ao busto de Zumbi.

 Em sua 6ª edição,  a Lavagem da Estátua de Zumbi teve como tema central a luta contra o assassinato de jovens negros,  crime que se repete quase todos os dias na periferia da cidade, praticado, na maioria das vezes, pela própria Polícia. “Este ato de hoje é para mostrar que estamos atentos a todo tipo de violência contra o povo negro. Esta é uma data importante para dar maior visibilidade a uma luta diária e permanente contra o racismo e o preconceito social, de raça e de gênero”, afirmou  Sirlene Assis, presidente  estadual da Unegro.

Parte da comissão organizadora da festa,  o secretário de Combate ao Racismo da CTB Bahia, Silvio Pinheiro, ressaltou a importância de debater o problema com toda a sociedade. “A discriminação racial é acima de tudo uma questão de classe. A luta passa pela igualdade no local de trabalho, que vai desde o salário, à possibilidade de ocupar os cargos de chefia. Não podemos mais aceitar o sucesso profissional e social como exceção. Queremos políticas que tragam muito mais que reparação, mas também que promova a inclusão de verdade”.

As manifestações seguem durante a parte da tarde, com duas grandes marchas da Consciência Negra: uma saindo do Campo Grande e outra da Liberdade, bairro mais negro de Salvador. O dia será encerrado no Pelourinho com shows de diversos grupos de samba.