O Sindsaúde Bahia foi recebido, nesta quarta (12), por Luiz Caetano, Secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia (SERIN) para dialogar sobre pendências e a pauta de reivindicações dos servidores públicos em saúde. Além de traçar um breve histórico sobre as lutas da categoria e seus anseios, a presidente do sindicato, Ivanilda Brito, entregou documento formalizando a urgência da necessidade de solução para alguns pontos da pauta que classifica como críticos.
“Tratamos sobre o pleito da promoção na carreira dos técnicos administrativos aposentados, da nossa URV, PCCV, uma mesa de negociação permanente, implantação do Piso Nacional da Enfermagem e outros pontos críticos para os colegas servidores públicos”, pontuou Ivanilda. Estiveram presentes, pelo Sindsaúde Bahia, a presidente Ivanilda Brito, a vice Tereza Deiró e os diretores Dijalma Rossi, Maria Celeste Rosário, Pedro Pirajá, Martha Bispo e Dart Clair Cerqueira.
O secretário se comprometeu em buscar respostas junto aos seus pares e com o próprio governador do estado para as demandas apresentadas pelo sindicato. “É importante essa construção de diálogo entre sindicatos, movimentos sociais e o governo. Espero mediar para que em breve vocês estejam reunidos com as secretarias competentes e encontrem um consenso para os pleitos apresentados”, pontuou Luiz Carlos Caetano.
Ao final da reunião, o Superintendente em Recursos Humanos da SAEB, Adriano Tambone participou do encontro e o sindicato aproveitou a oportunidade e ampliou o diálogo. “Estamos precisando ampliar esse diálogo e concretizar nossas pautas e que elas saiam do papel e vá para contracheque do servidor público da saúde”, comentou Ivanilda, “é uma luta pela defesa dos nossos direitos, de aposentados e ativos”, concluiu.
Diante da agenda, o sindicato entregou ofício com uma proposta completa: concurso público na saúde, reajuste salarial, discutir implantação Piso Nacional da Enfermagem, revisão do PCCV (Progressão e Promoção), PCCV do Grupo Técnico e Auxiliar Administrativo, mesa de negociação permanente, mesa setorial, ampliação do rol de procedimento do Planserv; ampliação da assistência do Planserv nos municípios; implantação/restauração da insalubridade conforme processo nº 0001625-98.2016.05.0000; extensão de carga horária para os profissionais em saúde; pagamento da diferença do CET de 10% aos aposentados (acordo 2019/08/02); viabilizar pagamento da URV; reestruturação das bases de saúde nos municípios (Seabra, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso e outros); educação permanente; reivindicação novo espaço Núcleo de Saúde Leste.
Na ocasião, a diretora Dart Clair frisou a importância das pautas. “A realização de concurso público na saúde é muito importante, precisamos botar um freio na terceirização e precarização dos vínculos de trabalho, para garantir o respeito e a valorização do servidor, bem como a qualidade do serviço. Também precisamos de garantias de que o governo comece a trabalhar na implantação do Piso da Enfermagem, precisamos dialogar para que não haja nenhum prejuízo ou perda aos trabalhadores”, apontou.
A presidente do Sindsaúde Bahia, Ivanilda Brito, ressaltou a necessidade da participação das secretarias envolvidas nos próximos diálogos, já que é preciso respeitar a paridade e os direitos dos servidores aposentados. “Até hoje temos servidores sem receber corretamente seus proventos e isso nos preocupa muito. Eles apoiaram um governo dos trabalhadores e aguardamos essa nova gestão mais humanizada e defensora dos servidores públicos da saúde”, pontuou a presidente.
Fonte: Sindsaúde Bahia