Lula quer Haddad e Simone retomando obras: "Fazer PIB crescer e gerar empregos" 

Lula quer Haddad e Simone retomando obras: "Fazer PIB crescer e gerar empregos" 

Geral CTB Geral 10/03/2023

 O presidente Lula (PT) afirmou, nesta sexta (10), que irá retomar o investimento em obras e que os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) vão retomar obras paralisadas. São mais de 14 mil em todo o País, além de 186 mil moradias do Minha Casa, Minha Vida . 

Lula disse que acredita no estado como indutor do crescimento, e que não acredita em previsões do mercado para o PIB. "A gente não pode aceitar ideia de que o PIB não vai crescer porque alguém disse. Nós vamos fazer o PIB crescer porque vamos gerar emprego com as pequenas coisas", destacou.

Ele afirmou isso durante a apresentação do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). "Não dá para a gente ficar achando que o gostoso nesse país é guardar dinheiro. Não, dinheiro bom é dinheiro transformado em obra, melhoria de qualidade de vida do povo, saúde, educação. Sobretudo emprego, que é o que da dignidade ao povo brasileiro", disse.

Com essa visão, o presidente deu aval para gastos extraordinários a fim de retomar o crescimento. Segundo ele, os ministros não devem "ficar chorando" falta de verba, e sim usar bem o que tem no orçamento. 

NOVO PAC

Lula pediu que após a reformulação, o governo encontre um novo nome para o PAC. "O sucesso do PAC foi porque a gente começou ouvindo os governadores de cada Estado, dos milhares de prefeitos e depois construímos um arcabouço de propostas de política de infraestrutura que foi fácil de executar", ponderou, lembrando que o momento mais rico de investimento em infraestrutura do país foi a execução do PAC porque envolvia os governos federal, estadual e municipal. 

O presidente disse ainda que o ministro Fernando Haddad fará o PIB (Produto Interno Bruto) crescer. "Por isso que o Haddad é ministro da Fazenda, ele é criativo. Se a gente não tiver dinheiro, a gente vai atrás dele e ele vai ter que arrumar. Ele e a Simone [Tebet] vão sentar na mesa e arrumar o dinheiro que nos precisamos pra fazer investimento nesse país", enfatizou.

com informações do iG