APLB denuncia: Rede Municipal de Salvador inicia ano letivo com problemas estruturais e falta de profissionais nas escolas

APLB denuncia: Rede Municipal de Salvador inicia ano letivo com problemas estruturais e falta de profissionais nas escolas

Geral CTB Geral 08/02/2023

A rede municipal de Salvador iniciou o ano letivo 2023 nesta segunda-feira (06/02) com problemas diversos que prejudicam a eficiência do ensino.  As dificuldades vão desde a estrutura deficitária das escolas à falta de pessoal, tanto professores quanto funcionários administrativos, a exemplo dos ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento do Ensino), principalmente para as crianças com deficiência. Como é do conhecimento de todos, é fundamental a presença deste profissional para auxiliar o professor no cuidado com o aluno.

A APLB-Sindicato teve uma primeira reunião com o secretário de Educação, Thiago Dantas, assim que ele assumiu a pasta, apresentou uma pauta relatando toda essa situação e cobrando medidas urgentes. Hoje a comunidade da escola Castro Alves, na Boca do Rio, realizou um protesto denunciando os problemas estruturais. Outro exemplo é o CMEI Almir Oliveira, em Mussurunga, que a APLB cobra desde o ano passado solução para os problemas existentes nesta escola que funciona dentro do Centro Social Urbano do bairro.

Além de tratar com o secretário de Educação, a APLB já encaminhou a pauta de reivindicações para o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e na jornada pedagógica teve a oportunidade de cobrar pessoalmente ao chefe do executivo a valorização dos profissionais da Educação, que passa pelo estabelecimento do piso salarial nacional do Magistério, cujo percentual necessário para atingi-lo é de 68%, além do pagamento do auxílio alimentação retirado no período da pandemia.

Uma nova reunião é aguardada para dar continuidade à discussão da pauta e a assembleia com a categoria já está marcada para o dia 28 deste mês.

 Fonte: APLB Sindicato