Na próxima sexta-feira Trabalhadores vão protestar em frente à sede da Americanas no Rio

Na  próxima sexta-feira Trabalhadores vão  protestar em frente à sede da Americanas no Rio

Geral CTB Geral 30/01/2023

Sindicatos farão protesto em frente à sede administrativa da Americanas no centro do Rio de Janeiro, na próxima sexta-feira, 3 de fevereiro, às 10h. Além de representantes do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, o ato terá a participação de entidades da categoria de todo o Brasil e de centrais sindicais nacionais. A empresa, atualmente em recuperação judicial, tem R$ 43 bilhões em dívidas.

Essa semana, oito sindicatos nacionais ajuizaram, na Justiça do Trabalho de Brasília, Ação Civil Pública contra Americanas e contra Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, sócios de referência da empresa. Com data de 25 de janeiro, a ação corre na 8ª Vara do Trabalho de Brasília em paralelo com recuperação judicial, já aceita pela Justiça do Rio de Janeiro; e visa garantir os direitos de 44 mil trabalhadores da companhia. 

A ação também pede que o patrimônio pessoal dos acionistas de referência possa ser executado para o pagamento de dívidas trabalhistas, independentemente do processamento da recuperação judicial, e Já existem quase 17 mil ações trabalhistas em curso contra empresas do Grupo Americanas, representando um valor total de R$ 1,53 bilhão, segundo levantamento da LBS Advogados, escritório que elaborou ação.

De acordo com informações da entidade sindical dos comerciários do Rio, participarão do protesto, além de outros sindicatos, as entidades autoras da ação. São elas: Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical (FS), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Confederação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs-CUT) e Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).
“Resolvemos fazer o ato aqui no Rio por ser a sede do grupo.

Teremos satisfação em receber os companheiros de luta, embora lamentavelmente a situação não seja boa. Estaremos todos unidos na defesa dos 44 mil empregados e suas famílias”, disse, em nota, Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro e dirigente nacional da CTB.
Fonte: Valor Econômico