‘Não demos procuração para ninguém dizer que não queremos mudar reforma trabalhista’ diz Adilson Araújo em aniversário da CTB

‘Não demos procuração para ninguém dizer que não queremos mudar reforma trabalhista’ diz Adilson Araújo em aniversário da CTB

Geral CTB Geral 09/12/2022

O presidente da CTB, Adilson Araújo, ressaltou que o apoio das centrais sindicais ao presidente Lula é legítimo, mas não significa um cheque em branco ao futuro governo. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (8) durante oevento que marca os 15 anos de fundação da Central, no Rio de Janeiro.

“A CTB nasce assentada em três questões fundamentais: a defesa da contribuição sindical, a defesa da unicidade e do fortalecimento do sindicalismo. Não há contradição entre apoiar um governo democrático e popular e, ao mesmo tempo, pressioná-lo para nossas lutas. Não demos procuração para ninguém dizer que não queremos mudar nada na reforma trabalhista, não demos procuração para ninguém dizer que não queremos a contribuição sindical. Temos que combinar a luta institucional com a luta social para fazer valer a importância de seguir lutando e resistindo com a perspectiva de transformar o Brasil”, disse o dirigente.

O vice-presidente Vicente Selistre alertou ainda para os ataques sofridos pelo movimento sindical. “Isso faz parte do plano do grande capital para que pudesse fazer o que fizeram. Seja a reforma trabalhista, seja a reforma da Previdência, seja nos ataques aos servidores públicos. Um país não pode ser desenvolvido, não pode ser civilizado, se não tiver a valorização do trabalho. Com a vitória do presidente Lula, com a vitória das forças democráticas, é preciso levar nossa agenda, nossa pauta fundamental da CTB, que é a unicidade. O movimento sindical independente, forte, combativo e de luta”, destacou.

União dos trabalhadores
Presidenta do Sindicato dos Professores de Minas Gerais, Valeria Morato ressaltou ainda que o momento é de união da classe trabalhadora. “A CTB foi essencial na vitória do presidente Lula e na derrota de Bolsonaro. Nós só derrotamos o fascismo porque tivemos amplitude. Muitas lutas virão e precisamos estar cada vez mais fortalecidos e fortalecidas”, destacou.

Igualmente, o vice-presidente da Central, Ubiraci Dantas, apontou a importância da união dos setores democráticos. “Nós derrotamos o fascismo através de uma frente ampla. Agora temos a posse. É muito importante a participação da CTB, da nossa Central, nessa posse. Para que possamos resgatar o nosso verde e amarelo, a nossa bandeira, que pertence ao povo brasileiro, e não a fascista nenhum”, atestou.

Sob o mesmo ponto de vista, o presidente da CTB de São Paulo, Renê Vicente, enfatizou: “A CTB foi fundamental na derrota do fascismo. A CTB participou de todos os debates, colocando a necessidade de unidade para derrotar o fascismo”.

Assim, diante do debate, a secretária da Mulher Trabalhadora, Celina Áreas, salientou a necessidade de valorização do espaço político da Central. “Esse é o momento que temos que reafirmar os compromissos da fundação da nossa Central. Tenho certeza de que todos e todas nós faremos da CTB uma central classista, plural e unitária”, disse, ao ser complementada pelo presidente da CTB-RJ, Paulo Sérgio Farias: “Conviver com todas as correntes políticas que temos na CTB tem sido um desafio prazeroso”.

Novos filiados à CTB
Acima de tudo, a 4ª Reunião da Direção Nacional foi ainda um espaço para agregar os novos filiados. Entre eles, o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência no Estado do Rio (Sindsprev-RJ), que abrigou o evento.

Dessa forma, para a diretora administrativa da entidade, Milena Lopes, o papel da Central é essencial para a conquista popular. “A gente entende o valor dessa central para todo trabalhador e para todas as demandas que a gente tem. O Sindsprev está de portas abertas para CTB e para qualquer trabalhador que quiser fazer a luta digna da sua categoria”, afirmou. “Os marítimos se orgulham de fazer parte da história de 15 anos da CTB”, parabenizou o secretário adjunto de Relações Internacionais, Carlos Müller, dirigente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar).

Fonte:CTB Brasil