Baiana Lúcia Maia reeleita presidenta de entidade internacional

Baiana Lúcia Maia reeleita presidenta de entidade internacional
Foto: Sintec do Chile

Geral CTB Geral 06/12/2022

O tempero baiano vai seguir dando o tom na condução da Federação Latino-Americana de Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção (FLEMACON), importante entidade internacional. Lúcia Maia foi reeleita presidenta no 4° Congresso da organização, realizado em Santiago do Chile, nos dias 2 e 4 de dezembro. A nova direção terá mandato até 2026.

Em seu discurso, Lúcia reconheceu a importância da história da entidade e conclamou à unidade para fortalecer as lutas da categoria e os laços de solidariedade e integração da América Latina e do Caribe.

“Obrigada pela confiança. Estão me reconduzindo à frente de um projeto que compartilha traços de identidade, tão comum nas nossas raízes, na formação do perfil de nossas nacionalidades. Penso que o amadurecimento desse intercâmbio é fundamental, na medida em que a afirmação de nossas culturas nacionais, latinoamericana, caribenha se tomem fatores que em muito contribuíram para assegurar nossa independência, a soberania de nossos povos e a paz mundial", afirmou.

Para a dirigente baiana, o fortalecimento desse projeto coletivo permiti avançar em reformas estruturais. "Compreendendo como indispensáveis nas condições de vida da classe trabalhadora. Sou consciente da responsabilidade que mais uma vez assumo. A FLEMACON tem uma longa história de luta. Nas atuais condições, vamos estar unidos em decisões coletivas, fortalecendo laços de solidariedade, liderando lutas, intervindo aonde se tomarem decisões que não atendam os interesses das trabalhadoras e trabalhadores", enfatizou.

Ao final, Lucia Maia se mostrou antenada com os desafios do momento lembrando os versos do cantor e compositor Beto Guedes, na música Sal da Terra: "Vamos precisar de todo mundo, pra banir do mundo a opressão, para construir a vida nova, vamos precisar de muito amor”.

com informações da FLEMACON