Consciência, política e arte no Novembro Negro dos bancários e da CTB

Consciência, política e arte no Novembro Negro dos bancários e da CTB

Geral CTB Geral 22/11/2022

Realização conjunta do Sindicato dos Bancários da Bahia, Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e CTB Bahia, a ação Novembro Negro: consciência, política e arte prossegue nesta terça-feira (22), na sede do sindicato, localizada no Centro de Salvador. 

Com entrada gratuita a partir das 18h, os participantes debaterão os temas "Racialidade: teoria e a invenção da política", com o professor da UNEB e do Programa de Crítica Cultural, Washington Drummond, e "Estética negra", com com Naira Gomes, cofundadora da Marcha do Empoderamento Crespo. Tem ainda a apresentação da coreografia "Laroiê, salve o mensageiro", com Ataíde Émerson. 

A programação segue nesta quarta-feira (23), com o debate sobre "Racismo ambiental e América Latina", com Jailton Andrade, diretor da CTB-BA e secretário de Comunicação da UNEGRO. Logo após, tem a intervenção teatral “Nossa rainha”, do livro Contos Negreiros, com Kleia Makenda, e Poesia Preta, apresentada pelo Sarau da Jaca (Juventude Ativista de Cajazeiras).

ABERTURA

O evento teve sua abertura nesta segunda-feira (21), com participação da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) no debate sobre a política como forma de re(existência). Além do show de Mariella Santiago e Duorigem, oficina de turbantes (com Negra Jhô) e a abertura da exposição fotográfica "Ilê Asé Òpó Baragbô - Festa de Capa de Aço", de Luciana Pinto.

com informações do Sindicato dos Bancários