Coordenação da ASSUFBA Sindicato realiza primeira reunião com a nova gestão da Pró- Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas da UFBA

Coordenação da ASSUFBA Sindicato realiza primeira reunião com a nova gestão da Pró- Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas da UFBA

Geral CTB Geral 14/10/2022

A Coordenação da ASSUFBA Sindicato se reuniu na tarde desta quinta-feira (13/10) com a nova gestão da PRODEP, para tratar de diversas demandas da categoria dos(as) Técnico(a)-administrativos(as) em Educação. Na presença do novo Pró-Reitor, Jeilson Barreto, e sua equipe, o Sindicato cobrou informações sobre os Turnos Contínuos, Teletrabalho, Piso Salarial da Enfermagem/Novos Concursos, Auxílio Saúde, Atendimento dos Aposentados(as) e as demandas dos(as) Trabalhadores(as) dos Hospitais (COM-HUPES/MCO).

Os(as) Coordenadores(as) abriram o diálogo com o ponto dos Turnos Contínuos. O Coordenador Geral Renato Jorge perguntou sobre o encaminhamento das demandas que tinham sido acertadas com a antiga gestão, sobre a volta do funcionamento das Comissões Internas de Ajuste de Jornada (CIAJ). Muitos(as) servidores(as) estão insatisfeitos com as respostas dadas pela CAJ CENTRAL.

O Sindicato pede que seja acertado num breve período o entendimento para superar as pendências que existem nas CIAJ. Em resposta, o Pró-reitor Jeilson afirmou que outros temas chegaram e a PRODEP não teve fôlego para dar continuidade ao assunto dos Turnos Contínuos. Ele citou os problemas das vacâncias nas cadeiras, para o qual estipulou o prazo até 30 de novembro para recomposição da CAJ CENTRAL com a reposição dos membros faltantes para que sejam retomados os trabalhos.

O Coordenador de Comunicação, Antonio Bomfim, e Túlio Albiani, atuais membros da CAJ CENTRAL, expuseram suas colocações sobre os problemas que impedem o pleno funcionamento das CIAJ. Para Bomfim, é preciso alcançar o máximo da universidade com esta conquista, sem colocá-la em insegurança jurídica. Ele recordou que os Turnos Contínuos são para todos e todas indistintamente.

TELETRABALHO
A Universidade publicou nesta quinta-feira (13/10) a portaria Nº. 284, que cria a Comissão de Estudos para Análise do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) – Modalidade Teletrabalho – a que se refere o Decreto n. 11.072/2022, voltado para ocupantes de cargos Técnico-administrativos na UFBA.

Pelo Sindicato, foi nomeada a coordenadora Adelmária Ione dos Santos/ICTI, e o suplente Luiz Fernando Santos Bandeira/PAF I. Na reunião, Renato Jorge reiterou o pedido de que a representação dos(as) TAE seja por campi, com pelo menos a presença de um TAE em cada campus da UFBA.

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM
A UFBA anunciou recentemente o edital do concurso que preencherá vagas para o cargo de Técnico-Administrativo em Educação. A Coordenação levantou a preocupação sobre o vencimento do cargo de Técnico em Enfermagem, que no edital está abaixo do piso nacional da enfermagem, sancionado no mês passado pelo governo.

Jeilson afirmou que no próprio edital existe um adendo sobre a possível alteração no vencimento e que estão atentos às alterações possíveis sobre o piso, mas qualquer alteração de valor depende do Ministério da Economia.

RECADASTRAMENTO DO AUXÍLIO SAÚDE COMPLEMENTAR
Na observação da PRODEP, metade da categoria dos servidores já se recadastrou no Auxílio Saúde Complementar. Os que mais enfrentam dificuldades nesse processo são os idosos, pois existem limitações ao acessar o aplicativo “SouGOV.” Neste ponto, a Coordenação do Sindicato pediu novamente que fosse vista uma forma exclusiva, cuidadosa e mais eficiente de atender as necessidades demandadas pelos(as) aposentados(as).

A Central de Atendimento da PRODEP se colocou à disposição para orientar as pessoas com dificuldades no recadastramento através do número (71) 3283-6425 ou presencialmente. A administração informou também que enviará um e-mail para aqueles que ainda não se cadastraram.

AGENDA DOS HU’s
A capacitação e qualificação dos(as) trabalhadores(as) dos Hospitais está sendo pensada em conjunto com uma representante TAE no HUPES. A ideia é construir uma ponte com os(as) servidores(as) dos Hospitais Universitários, COM-HUPES/MCO), a fim de atender estas demandas específicas
Dos servidores Rju lotados nos hospitais Universitários.

Uma iniciativa já realizada por eles foi enviar um e-mail para os(as) servidores(as) que nunca progrediram na carreira, para incentivá-los(as) a procurarem a PRODEP e serem orientados(as). A ASSUFBA solicitou uma reunião específica para tratar das demandas dos Hospitais o mais breve possível.