Em campanha salarial, Bancários aguardam proposta da Fenaban

Em campanha salarial, Bancários aguardam proposta da Fenaban

Geral CTB Geral 13/08/2022

Depois de ser pressionada novamente pelo Comando Nacional dos Bancários por uma proposta às reivindicações da categoria, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) argumentou que a pauta é extensa, com pontos polêmicos, e prometeu para semana que vem uma resposta concreta. 

A promessa foi dada durante a negociação na quinta-feira (11/08), foram discutidas questões referentes ao teletrabalho. Os representantes dos trabalhadores reafirmaram que o assunto precisa ser incluído na Convenção Coletiva de Trabalho e destacaram três pontos prioritários: controle de jornada com intervalo para almoço para todos os bancários em trabalho remoto, para evitar extrapolação da jornada; ajuda de custo e acesso dos sindicatos aos profissionais em teletrabalho.

Sobre a ajuda de custo, a Fenaban adiantou que existem questões polêmicas, com insegurança jurídica, mas está resolvendo com os bancos. O Comando espera sensibilidade e reconhecimento ao trabalho dos bancários. Prazo mínimo para convocação de reuniões também foi pontuado. Os bancários reivindicam, pelo menos, 24 horas de antecedência. Novamente, a Fenaban não deu respostas.  

Equipamentos adequados à atividade para quem está em trabalho remoto e atenção especial às mulheres que sofrem com violência doméstica também estiveram em debate. A categoria quer liberdade para as bancárias escolherem se querem atuar presencialmente ou de casa.

O diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários da Bahia, Adelmo Andrade, participou da negociação. A próxima rodada acontece segunda-feira (15/08).

Fonte: Sindicato dos Bancários