Solidariedade a Lea e aos Sem Terra de Arraial D'Ajuda, em Porto Seguro

Solidariedade a Lea e aos Sem Terra de Arraial D'Ajuda, em Porto Seguro

Geral CTB Regional Extremo Sul 05/08/2022

A CTB Bahia presta irrestrita solidariedade a liderança Vanderlea Alves dos Santos, presidenta da Associação Arraial Villas da Vitória, em Arrarial D'Ajuda, na cidade de Porto Seguro.

Houve a reintegração de posse do local aonde estão vários assentados. Os moradores, então, foram para o outro lado da rua. Desde então, vêm sendo ameaçados por pessoas no município. 

No dia 21 de junho, foram atacados por homens armados que colocaram fogo nos barracos e atiraram várias vezes, atingindo um senhor.

Os assentados têm sofrido várias agressões, como corte indevido de energia e destruição de plantação. Dizem que funcionários da Delta Incorporadora estão construíndo um muro que se aproxima das áreas ocupadas pela Asssociação.

Por toda essa luta, Lea acabou sendo presa nesse dia 4 de agosto. Segundo as lideranças do assentamento, a prisão foi arbitrária, com absurda alegação da polícia de que aconteceu por desacato à autoridade.

Lea e seus bravos amigos lutadores não estão sozinhos. Tenham certeza que todo movimento sindical baiano ligado à CTB Bahia está solidário.

Queremos um Brasil desenvolvido e justo socialmente, com terra para todos. Chega de violência contra quem busca viver dignamente.

Direção da CTB Bahia