Inclusão: Brasil celebra Dia da Luta da Pessoa com Deficiência

Inclusão: Brasil celebra Dia da Luta da Pessoa com Deficiência

Geral CTB Geral 22/09/2021

A luta pela inclusão está em destaque na semana. Nesta terça-feira, 21 de setembro, celebra-se o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, bem como o Dia Mundial da Pessoa com Mal de Alzheimer. No dia seguinte (22), a homenagem é aos atletas paraolímpicos. Já a quinta-feira (23) é a data internacional da língua de sinais, que promove a inclusão de pessoas surdas.

É considerada pessoa com deficiência (PcD) aquela que tem impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Essa deficiência, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas (Lei nº 13.146/2015. Art. 2º).

O Dia da Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializada pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Trata-se de uma iniciativa que evidencia a importância da inclusão social e reafirma os direitos desse público, amparado nos critérios do Estatuto da Pessoa com Deficiência, também conhecida como Lei Brasileira de Inclusão (Lei Nº 13.146/2015).

A data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O preconceito e a inacessibilidade pública também são dois pontos centrais a serem debatidos durante esta data, por dificultarem a vida dessas pessoas.

O dia 21 de setembro também marca a véspera do início da primavera no Hemisfério Sul. A data faz, assim, uma referência a essa estação, celebrando um novo tempo e simbolizando o renascimento – a renovação da vida –, como acontecem com as flores durante esta estação.

A Organização das Nações Unidas (ONU) também instituiu o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em todo mundo anualmente, em 3 de dezembro, desde 1992.

 

Fonte: CTB-Nacional