Em carta a Biden, movimento de solidariedade a Cuba pede fim de bloqueio econômico

Em carta a Biden, movimento de solidariedade a Cuba pede fim de bloqueio econômico

Geral CTB Geral 18/02/2021

O Movimento Continental Latino-Americano e Caribenho de Solidariedade com Cuba publicou uma carta aberta, nesta quarta-feira (17), endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, exigindo o fim imediato do bloqueio econômico contra Cuba, além da retirada do país da "Lei do Comércio com o Inimigo" e da lista de patrocinadores do terrorismo. 

“Instamos a eliminação de todas e cada uma das leis e decretos que defendem o Bloqueio a Cuba, a fim de restabelecer relações políticas e comerciais legítimas, sem pressão ou ingerência, baseadas no respeito mútuo e nas leis internacionais para a convivência pacífica dos povos”, defende o movimento. 

No congresso estadunidense, os senadores Ronald Wyden, Patrick Leahy, Richard Durbin e Jeff Merkley propuseram, na primeira semana de fevereiro de 2021, a Lei de Comércio entre os Estados Unidos e Cuba 2021, apontando para a responsabilidade do congresso em melhorar as relações entre os dois países. Da mesma maneira, o Alto Representante para a Política Exterior da União Europeia, Joseph Borrell, pediu que Joe Biden eliminasse o bloqueio econômico e comercial contra Cuba.

Leia a carta na íntegra: 

“Mensagem aberta dirigida ao Sr. Presidente Joseph Biden, ao Congresso e ao Povo dos Estados Unidos da América.

Nós, homens e mulheres do continente americano, vozes dos movimentos nacionais de amizade e solidariedade com o povo irmão de Cuba, assim como  de milhões de pessoas defensores da vida, da paz, dos direitos humanos e das causas mais nobres da humanidade, saudamos fraternalmente o povo estadunidense, reiterando que o direito dos povos do mundo ao manejo soberano de seus recursos, exigem o mais estrito respeito às normas internacionais estabelecidos, para a convivência  pacífica e ao bem-estar da humanidade. Exigimos a cessação imediata no ano de 2021 do Bloqueio genocida do Governo dos Estados Unidos contra o Povo de Cuba há mais de 60 anos.

Hoje, em meio à devastação causada pela pandemia de Covid-19, é imperativo o levantamento da multifacetada guerra econômica, financeira e comercial contra o povo irmão de Cuba. São seis décadas de horror, que apesar de seus diferentes e perversos refinamentos, não conseguiu dobrar a determinação inabalável de seu povo, o que tem causado danos em seu desenvolvimento, perdas de vidas humanas por ações terroristas organizadas por grupos mercenários com base em Miami, como o ato terrorista contra o avião da Cubana de Aviación em outubro de 1976, cujo genocida confesso, o terrorista Luis Posada Carriles, a serviço da CIA, nunca foi processado nos Estados Unidos. Os custos econômicos e os excessos de custo para o povo cubano em seis décadas ultrapassam US$ 90 bilhões, segundo cálculos do governo cubano.

O herói nacional de Cuba, José Martí, um dos pensadores mais brilhantes, da história da humanidade expressou no século 19, durante a guerra de Cuba contra o colonialismo espanhol; “Quem se levanta hoje por Cuba, se levanta para todos os tempos”.

Durante este ano, o trabalho profissional e eficaz das Brigadas Médicas Cubanas Henry Reeve levaram  amor, esperança e saúde a mais de  40 países em todos os continentes, salvando centenas de vidas e iniciando campanhas preventivas exitosas, produto de seu alto desenvolvimento científico e um sistema de saúde avançado , apesar do contínuo recrudescimento do bloqueio e das sanções extraterritoriais contra terceiros países, que tentaram,  em seu legítimo direito, estabelecer acordos comerciais com Cuba; alguns essenciais para a vida de homens, mulheres, crianças e idosos.

Por fim, reiteramos Senhor Presidente, nosso total apoio à devolução do território ocupado ilegalmente pela Base Naval de Guantánamo, há mais de um século.

Está em suas mãos, Senhor Presidente Biden, pôr fim a este cruel bloqueio de 60 anos, que enluta a história da humanidade. NUNCA MAIS! É O TEMPO DOS POVOS!!! NÃO MAIS BLOQUEIOS NEM SANÇÕES UNILATERAIS CONTRA NENHUM POVO NO PLANETA!!! VIVA A SOLIDARIEDADE ENTRE OS POVOS!!!

Respeitosamente,
Movimento Continental Latino-Americano e Caribenho de Solidariedade com Cuba e os Movimentos de Solidariedade com Cuba na América Latina e no Caribe.

17 de fevereiro de 2021

Fonte: Brasil de Fato