China passará EUA e será a maior economia global em 2028, diz CEBR

China passará EUA e será a maior economia global em 2028, diz CEBR

Geral CTB Geral 28/12/2020

A China vai ultrapassar os Estados Unidos e se tornar a maior economia global em 2028, cinco anos antes do estimado anteriormente. A nova previsão foi divulgada neste sábado (26), em relatório de um grupo de estudos britânico – o Centro de Pesquisa em Economia e Negócios (CEBR, na sigla em inglês). Conforme o documento, a reação chinesa à pandemia é o fator que deve antecipar a virada do país asiático.

“Por algum tempo, um tema abrangente da economia global tem sido o ‘soft power’ e o embate econômico entre EUA e China. A pandemia de Covid-19 e suas consequências econômicas certamente direcionaram essa rivalidade em favor da China”, aponta o relatório. Segundo o CEBR, a “gestão hábil da pandemia” pela China – que determinou um rígido lockdown precocemente – e os impactos no crescimento de longo prazo no Ocidente significam que o desempenho econômico relativo da China melhorou.

A China esperava um crescimento econômico de 5,7% ao ano entre 2021 e 2025 antes de desacelerar para 4,5% anualmente entre 2026 e 2030. Já os Estados Unidos – que poderiam ter uma forte retomada em 2021 – veriam o crescimento recuar a 1,9% ao ano entre 2022 e 2024 e, após esse período, cair a 1,6%.

Pelo relatório, o Japão continuará como a terceira maior economia do mundo na comparação em dólares até o início da década de 2030, quando seria superado pela Índia, que rebaixaria a Alemanha da quarta para a quinta posição. Já o Reino Unido, hoje a quinta maior economia pelos parâmetros do CEBR, cairia para sexta em 2024.

A Europa respondeu por 19% da produção no grupo das dez maiores economias globais em 2020. Essa fatia, porém, cairá a 12% até 2035, podendo ficar numa taxa ainda mais baixa caso haja uma forte divisão entre União Europeia e Grã-Bretanha, diz o CEBR. O relatório afirma ainda que o impacto da pandemia na economia global deve resultar em inflação mais alta, em vez ao invés de crescimento mais lento.

“Vemos um ciclo econômico com taxas subindo em meados da década de 2020”, diz o estudo, apontando o desafio para governos que tomaram grandes empréstimos para financiar suas medidas em resposta à pandemia. “Mas as tendências que foram aceleradas até este momento apontam para um mundo mais verde e mais baseado em tecnologia na medida em que nos aproximamos de 2030.”

 

Fonte: Portal Vermelho