Brasil é deixado de fora de encontro preparatório para Conferência do Clima da ONU

Brasil é deixado de fora de encontro preparatório para Conferência do Clima da ONU
JAIR BOLSONARO E O MINISTRO DO MEIO AMBIENTE, RICARDO SALLES. FOTO: NELSON ALMEIDA/AFP

Geral CTB Geral 11/12/2020

O Brasil não faz parte da lista de países que participarão, neste fim de semana, da Cúpula da Ambição Climática, encontro preparatório para a Conferência sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP 26), da Organização das Nações Unidas (ONU), marcado para o Reino Unido.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o governo de Jair Bolsonaro age nos bastidores para tentar garantir espaço no evento. Ao veículo, um interlocutor do governo disse que “o jogo está em andamento”.

Entre os países confirmados, estão China, Japão, Reino Unido, Canadá, Colômbia, Argentina, Uruguai, Cuba e os países que compõem a União Europeia. Já a lista dos que não fazem parte dos planos traz, além do Brasil, os Estados Unidos e a Rússia.

“No sábado, as Nações Unidas, o Reino Unido e a França serão os co-anfitriões da Cúpula da Ambição do Clima 2020, em parceria com o Chile e a Itália. Líderes mundiais de governos, empresas e da sociedade civil se reunirão online. Sua tarefa: assumir novos e ambiciosos compromissos para alcançar o Acordo de Paris sobre mudança climática”, anuncia a ONU.

 

Fonte:Carta Capital