Pela vida das mulheres: Fórum das Mulheres Trabalhadoras das Centrais realiza live nesta quinta (10)

Pela vida das mulheres: Fórum das Mulheres Trabalhadoras das Centrais realiza live nesta quinta (10)

Geral CTB Geral 10/12/2020

O Fórum Nacional das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais se reúne nesta quinta-feira (10) em live aberta ao público das 17h as 18h30. “Vamos deixar um alerta que, nós mulheres, vamos lutar pela emancipação da classe trabalhadora com recorte de gênero e raça e denunciar toda forma de violência”, declarou ao Portal CTB Celina Arêas, secretária da Mulher Trabalhadora da CTB. Clique AQUI para acessar a live pela Tv Classista no Youtube.

Além da CTB, fazem parte do Fórum a Central Geral de Trabalhadores do Brasil (CGTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Força Sindical e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). 

A atividade desta quinta traz como tema “A violência contra as mulheres e seus efeitos” e marca os 21 dias de ativismo pela Vida das Mulheres, campanha que acontece no Brasil e no mundo. Celina destacou que a impunidade tem sido parceira da violência contra a mulher. 

“São mil dias do assassinato da (vereadora do PSOL) Marielle e até hoje não foi descoberto o mandante nem o autor. Crianças são mortas em várias comunidades e até hoje as mães ficam procurando os culpados e não tem resposta”, disse. A dirigente enfatizou ainda que a atual conjuntura de feminicídio, desemprego e violência doméstica coloca a luta pela emancipação das mulheres na ordem do dia. 

Representatividade de gênero no movimento sindical

A sindicalista explicou que o Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras também luta por mais espaço no movimento sindical. “Nenhuma central tem mulher presidenta. Por quê? Não somos capazes?Claro que não”, questionou. De acordo com Celina a representatividade das mulheres nos espaços de decisão precisam também se concretizar no movimento sindical. “Mesmo em categorias como enfermagem e educação não estamos nos espaços de decisão. O Fórum vem marcar posição nesta luta”, lembrou.

São convidadas da live as palestrantes Rosa Anacleto, presidenta da União de Negros pela Igualdade (Unegro) do estado de São Paulo e Dra. Cláudia Patricia, presidenta da Comissão da Mulher da OAB – SP. A cantora e ativista cultural Railídia faz a apresentação musical trazendo composições como a música A Louca (Maurício Tapajós e Aldir Blanc) e Maria da Vila Matilde (Douglas Germano).

 

Fonte:CTB-Nacional