Mais de 70% das gestantes que morrem de Covid-19 no mundo são brasileiras

Mais de 70% das gestantes que morrem de Covid-19 no mundo são brasileiras
Foto: Agência Brasil

Coronavírus CTB Geral 29/07/2020 há 1 semana

“Um dos motivos mais prováveis que observamos na pesquisa é a falta de acesso aos cuidados de saúde em geral”, diz pesquisadora da USP

Segundo a pesquisa “A tragédia da Covid-19 no Brasil”, publicada no International Journal of Gynecology & Obstetrics, 77% das gestantes de todo o mundo que morreram em decorrrência da COVID-19 durante a gravidez ou o puerpério (período imediatamente após o parto), eram brasileiras.

“Um dos motivos mais prováveis ??que observamos na pesquisa é a falta de acesso aos cuidados de saúde em geral, e principalmente a dificuldade de acesso aos cuidados intensivos, que no momento é mais difícil devido ao colapso do sistema de saúde causado pela pandemia e pela falta de programas públicos eficazes para conter a doença”, explicou Mariane Menezes, cientista médica da Universidade do Estado de São Paulo e uma das pesquisadoras do estudo.

No total, foram 978 casos de mulheres na fase obstétrica diagnosticadas com Síndrome Respiratória Aguda, entre 26 de fevereiro e 18 de junho no Brasil, conforme dados coletados pelo grupo de pesquisa brasileiro ‘Covid-19 and Pregnancy’, composto por várias universidades brasileiras em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com dados globais, 160 mulheres grávidas ou pós-parto morreram em decorrência do Coronavírus nos últimos meses. Entre elas, 16 estavam nos EUA, sete no México, sete no Irã, cinco no Reino Unido, um na França e 124 no Brasil.

 

Via: Revista Forum