A Construção Civil e os Trabalhadores: panorama dos anos recentes

A Construção Civil e os Trabalhadores: panorama dos anos recentes

Geral CTB Geral 15/07/2020

O setor da Construção Civil concentra várias atividades bastante importantes paraa economia do país. Este estudo tem a finalidade de fornecer subsídios que possibilitemconhecer suas principais características, com informações sobre o desempenhoeconômico do setor nos últimos anos, o mercado de trabalho e breve perfil dostrabalhadores e dos vínculos de trabalho.

 O setor da Construção Civil apresentou forte alta no período de 2004 a 2013.

A partir de 2014, vem apresentando resultados negativos, com quatro anos de queda superiores à própria queda do Produto Interno Bruto (PIB) total. Apenas em 2019, esse setor voltou a apresentar resultado positivo, mas ainda bastante modesto em relação à queda sofrida nos últimos anos. Como resultado desse mau desempenho, a participaçãodo setor no PIB, que chegou a ser de 6,5% em 2012, caiu para 3,7% em 2019.

Após um período de redução entre 2014 e 2017, o crédito para a Construção Civil voltou a crescer em 2018, puxado inicialmente pelo crédito para pessoas jurídicas (empresas). O crédito para pessoas físicas tem apresentado uma recuperação mais lenta.

Contudo, a participação do crédito para pessoa física é bastante relevante, uma vez que representa em torno de 86% do crédito total para o setor, com destaque para os recursosdo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

 Clik AQUI e confira o documento completo