Aldir Blanc, presente! Câmara aprova Lei Emergencial da Cultura após forte campanha que incorporou segmentos de norte a

Aldir Blanc, presente! Câmara aprova Lei Emergencial da Cultura após forte campanha que incorporou segmentos de norte a

Geral CTB Geral 27/05/2020

Foram aprovados 3 bilhões de reais para socorrer o setor cultural brasileiro durante a crise do coronavírus. O texto aprovado na tarde desta terça-feira (26) é o substitutivo da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ao Projeto de Lei 1075/20, da deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e outros. Agora a proposta seguirá para o Senado. 

Jandira Feghali postou nas redes sociais que a boa política venceu. A verba aprovada será encaminhada para Estados e municípios repassarem aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura em forma de renda emergencial, entre outros instrumentos de apoio, como editais, por exemplo.

Jandira Feghali: Lei que socorrerá brasileiros e brasileiras levará o nome desse gênio

“Emocionada!! Foram semanas e semanas de conversas, longas conferências culturais com o Brasil inteiro, reescrever e reescrever a lei, ouvir, ouvir, ouvir. Madrugadas a dentro pensando como ajudar esse setor tão órfão. No fim não poderia ser diferente. A boa política, ampla, de ausculta, venceu! Lei aprovada!”, escreveu Jandira nas redes sociais. 

Lei Aldir Blanc

A parlamentar do PCdoB sugeriu que a Lei tenha o nome de Aldir Blanc, compositor, escritor que faleceu em maio vítima de Covid-19. A trajetória de Aldir é marcada pela militância e criação de organizações em defesa dos direitos autorais.”E levará o nome desse gênio. Uma lei que socorrerá milhares de brasileiros e brasileira! Viva!”, comemorou a deputada do PCdoB. Jandira ressaltou que a verba para a lei virá do orçamento e do superávit do Fundo Nacional de Cultura.“É um texto elaborado com muitas mãos, com recursos identificados e sustentado”, declarou.

Com informações do Portal Câmara