Se aposentar está mais difícil

Se aposentar está mais difícil

Geral CTB Geral 19/11/2019

Se aposentar está bem mais difícil, com o início da Emenda Constitucional 103/2019. A ampliação da idade mínima e do tempo de contribuição para o trabalhador requerer o benefício coloca em risco a sustentabilidade da Previdência pública.


O governo Bolsonaro e a grande mídia falam que as mudanças vão gerar uma economia bilionária aos cofres públicos. Mentira. Na verdade, os R$ 800 bilhões  que devem ser poupados são de direitos retirados dos trabalhadores.


A partir da agora, o valor das aposentadorias e das pensões acima do salário mínimo vai diminuir consideravelmente. Isso porque a nova lei inclui todos os salários de contribuição desde 1994 ou do início do período contributivo, sem desprezar os 20% menores, reduzindo o benefício das novas aposentadorias.


O Dieese destaca que mesmo os trabalhadores que se encaixam nas regras de transição terão de trabalhar mais tempo para conseguir se aposentar, e com valores inferiores aos que receberiam pelas regras antigas.

Como um efeito dominó, a nova realidade vai diminuir o dinheiro em circulação na economia nacional afetando também a geração de emprego e a arrecadação da Previdência pública. Quem puder, deve migrar para a previdência privada, mantida pelo bancos. No fim das contas, as organizações financeiras é que serão beneficiadas.

 

Via CTB-Nacional