Atendimento do Bradesco Saúde continua suspenso

Geral CTB Geral 10/10/2014

A Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM) reuniu-se com presidentes das sociedades de especialidades e de cooperativas, na noite de quarta-feira (8/10), no auditório da ABM, quando foram discutidas as estratégias do movimento por honorários dignos, em especial frente ao Bradesco Saúde. Na pauta também os descredenciamentos feitos pelos planos e a atuação dos órgãos de defesa do consumidor.

A reunião também foi oportunidade para ouvir importantes experiências das cooperativas de especialidades, que vem estabelecendo novos patamares nas relações com as operadoras de saúde suplementar. Foram feitos relatos sobre os avanços obtidos a partir da constituição das cooperativas, o apoio jurídico prestado a elas e as tentativas de negociação.

Na avaliação dos presentes, fica cada vez mais clara a necessidade de que os médicos se estruturem melhor para as negociações com os planos de saúde. As cooperativas formadas a partir das sociedades de especialidades são um exemplo desse tipo de organização.

 O impasse entre os médicos baianos e o Bradesco Saúde, que já dura três meses, parece estar próximo do fim. A audiência do dia 19 de setembro, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) não obteve a formalização de propostas, mas a juíza Lita Braid anunciou que tomará decisão definitiva até a próxima audiência no TRT, dia 5 de novembro. O anúncio decorre da demora do Bradesco Saúde em abrir negociação, fato que coloca em risco as vidas de 400 mil usuários.

 Atendimento garantido

Enquanto isso outra Ação Civil Pública continua tramitando, formulada pelo Ministério Público, Defensoria Pública e o Procon, contra a operadora Bradesco Saúde, inclusive com liminar que determina pena de pagamento de multa diária de R$ 200 mil, caso não cumpra uma série de medidas que garantam atendimento médico aos segurados/usuários.

 Algumas denúncias foram encaminhadas e os órgãos de defesa do consumidor estão cobrando novas explicações do Bradesco Saúde.

Fonte: Sindimed Bahia.