CTB Bahia participa de debate sobre a participação das mulheres negras no mundo acadêmico

CTB Bahia participa de debate sobre a participação das mulheres negras no mundo acadêmico

Geral CTB Geral 01/08/2019

A CTB Bahia participou na noite desta quarta-feira (31) de um debate promovido pela União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, com o tema     “Insurgências das Mulheres Negras na Academia: reinventando saberes, ressignificando olhares”. A atividade fez parte da campanha julho das pretas.

O debate teve como objetivo discutir e apresentar as trajetórias de mulheres negras que atuam no ensino superior, buscando analisar o processo de constituição identitária e as situações de preconceito e discriminação, por questões de gênero raça e classe, vivenciadas pelas docentes.

                   

A presidenta da União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO), Ângela Guimarães falou da importância do debate. “É importante destacar o quanto já conquistamos neste processo, o quanto mulheres negras são guerreiras e sujeitos de várias lutas, o quanto não se faz luta hoje na nossa sociedade sem a presença das mulheres negras, elas são as mais atingidas por esta política de corte de direitos,  a presença das mulheres negras na universidade traz questões muito particulares, mas seguiremos nesta luta não parta ser mais uma lá, mas para ser varias a conquistar esse espaço”.

                  

A vice-presidente da CTB Bahia, Rosa de Souza falou da importância da central no evento. “Mais uma vez a CTB Bahia vem prestigiar um evento da UNEGRO, aproveito para parabenizar em nome de Ângela Guimarães, que está fazendo este excelente encontro resgatando a história das mulheres negras que passaram pela universidade e da importância da valorização das mulheres ocuparem a educação, o espaço das universidades, das escolas públicas, as questões das cotas, valorizando uma luta histórica das mulheres e dos homens negros que foram historicamente descriminados que tiveram sempre na segunda esfera da sociedade. Então a CTB faz questão de participar e apoiar eventos importantes como estes”.

                    

A secretária da Mulher Trabalhadora da CTB Bahia  Marilene Betros, também deixou a sua mensagem durante a passagem pelo evento. “Este evento traz um tema de fundamental importância para o debate das mulheres negras, sabemos que para essas mulheres conquistar um espaço na academia é muito difícil, conseguimos um avanço em décadas atrás, mas hoje estamos vivendo um grande retrocesso, por isso é preciso levar esse debate as unidades escolares, aos sindicatos, as bases de trabalho, para que possamos compreender que só o estudo nos elevará as condições de uma cidadã com uma decisão  certa para o nosso país”, concluiu.

                     

Por: Marcivaldo Santos - Jornalista