Chapa 1 vence as eleições do sindicato dos comerciários de Itabuna

Chapa 1 vence as eleições do sindicato dos comerciários de Itabuna

Geral CTB Regional Sul 30/07/2019

A Chapa 1 – Compromisso com a Luta, venceu a eleição do Sindicato dos Comerciários e Comerciárias de Itabuna, realizada no dia 25 de julho. A Chapa obteve mais de 90% dos votos válidos, num pleito que teve efetiva participação da categoria comerciária.

Na opinião de Joab Alves, presidente eleito do Sindicato, essa aprovação expressiva só aumenta a responsabilidade da nova diretoria. “A mensagem que a categoria nos envia com esta votação expressiva é de que ela (a categoria comerciária) confia em nós para representá-la, lutando e defendendo seus interesses”.

Segundo Amanda Santos, vice-presidenta eleita, um dos objetivos da nova diretoria é colocar em destaque a defesa da mulher comerciária, que além de sofrer diariamente com o assédio moral, ainda é uma das maiores vítimas do desemprego e da violência doméstica. “Precisamos falar de igualdade de oportunidades para homens e mulheres, de assédio e de feminicídio. O machismo mata mulheres todos os dias e não podemos mais aceitar isso”, afirmou Amanda.

 

Outro ponto central para a diretoria eleita é a destruição dos direitos trabalhistas, protagonizada pelo nefasto governo de Bolsonaro. “Esse governo já adotou uma política de desvalorização do salário mínimo, está aprovando uma Reforma da Previdência que dificultará demais o acesso à aposentadoria e ainda edita uma Medida Provisória da chamada ‘liberdade econômica’ que nada mais é que uma nova Reforma Trabalhista. Temos que resistir a esses ataques e a organização e fortalecimento dos sindicatos será fundamental para isso”, concluiu Joab.